EROSIVIDADE DA CHUVA NA REGIÃO DO MÉDIO SOLIMÕES, AMAZONAS, BRASIL

Autores

  • João Cândido André Silva Neto Universidade Federal do Amazonas
  • Natacha Cintia Regina Aleixo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217747117

Palavras-chave:

Erosão, Precipitação pluviométrica, Amazônia

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar a erosividade da chuva na região do Médio Solimões no estado do Amazonas, Brasil, a partir uma série histórica de dados de 1992 a 2012, retirados de trinta e duas (32) estações meteorológicas distribuídas na região. O valor médio do índice de erosividade foi determinado conforme a proposta de Lombardi Neto e Moldenhauer (1992), implementado no software de geoprocessamento Quantum GIS (QGIS) 2.18. Os índices de erosividade mensal na região apresentaram uma sazonalidade em que predomina índices de erosividade superiores a 700 MJ mm ha-¹ h -¹ mês-¹, o que corresponde às classes Muito Alta e Alta, os índices foram observados entre os meses de dezembro e maio. Do mês de junho até o mês de setembro, observou-se a diminuição dos índices mensais de erosividade, predominando valores inferiores a 500 MJ mm ha-¹ h -¹ mês-¹. Nos meses de outubro e novembro, os índices de erosividade voltam a aumentar, caracterizando-se como uma transição entre período seco e chuvoso na região do Médio Solimões. Os índices de erosividade anual predominantes na região foram valores superiores a 7000 MJ mm ha-¹ h -¹ ano-¹, correspondendo às classes Muito Alta e Alta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natacha Cintia Regina Aleixo, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista campus de Ourinhos (2008). Doutora em Geografia (doutorado direto) pela Universidade Estadual Paulista campus Presidente Prudente (2012) com período sanduíche na Universidade de Coimbra/Portugal. Atualmente é professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência no ensino superior nos cursos de graduação em Geografia, Química e Biologia e pós-graduação em Geografia. Reúne atividades de pesquisa nas áreas de Climatologia, Bioclimatologia Humana, Saúde ambiental, Clima urbano, Variabilidade climática, Geotecnologias na análise ambiental, Cidades e saúde humana, Riscos e Vulnerabilidades.

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

Silva Neto, J. C. A., & Aleixo, N. C. R. (2020). EROSIVIDADE DA CHUVA NA REGIÃO DO MÉDIO SOLIMÕES, AMAZONAS, BRASIL . Caminhos De Geografia, 21(77), 01–17. https://doi.org/10.14393/RCG217747117

Edição

Seção

Artigos