QUALIDADE DA ÁGUA PARA A IRRIGAÇÃO, A SUSTENTABILIDADE DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA - RIACHO QUEIMA PÉ, TANGARÁ DA SERRA/MT
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217646064Palavras-chave:
hortifrutigranjeiros, salinidade, sodicidadeResumo
A qualidade da água para a irrigação é de fundamental importância para o uso sustentável dos solos, preservação de equipamentos e garantir a qualidade do produto que se colhe. O objetivo do trabalho foi caracterizar a água do riacho Queima Pé, o qual se trata de um manancial urbano, parte integrante do cinturão verde da cidade de Tangará da Serra-MT servindo a múltiplos usos. Foi coletado amostras de água em 10 pontos ao longo do curso principal e afluentes mais expressivos da bacia, no mês de outubro de 2016. Das amostras, foram quantificadas as seguintes variáveis: Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, Cloretos, Bicarbonatos, condutividade elétrica, Microbiológica e Potencial Hidrogeniônico. Foi constatado que no P6 há risco de sodicidade baixo e risco de salinidade média. Todas as amostras apresentaram presença de coliformes termotolerantes que, mesmo não alcançando o valor máximo permitido conforme legislação, há de se ter cuidado para o uso na irrigação. De acordo com as variáveis analisadas, a água se classifica como de Classe 1, não apresentando restrições para o uso em irrigação, exceto o Ponto P6. Para evitar enfermidades é necessário que as verduras folhosas quando consumidas in natura sejam submetidas a soluções desinfetantes para seu uso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.