A FRAGMENTAÇÃO DA FLORESTA É UM INDICADOR DE COMPACTAÇÃO DO SOLO EM SISTEMA FAXINAL?

Autores

  • Tais de Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO-PR
  • Valdemir Antoneli Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO-Campus de Irati -PR.
  • Joao Anésio Bednarz Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO-Campus de Irati -PR.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207242140

Palavras-chave:

Criadouro Comunitário, Raleamento da Floresta, Luminosidade, Disponibilidade de Pasto, Degradação do Solo.

Resumo

O Sistema de Faxinal é uma organização camponesa localizada em fragmentos de Mata de Araucária no estado do Paraná. Este sistema é composto por áreas de agricultura, pastagem nativa com criação de animais de forma extensiva através do criadouro comunitário e exploração das áreas de florestas. A ação dos animais e dos faxinalenses tem promovido uma fragmentação nas áreas de florestas neste ambiente. Este artigo tem como objetivo avaliar a relação entre a fragmentação da floresta, a disponibilidade de pasto e a compactação do solo em diferentes tipos de usos do solo (Mata de Araucária, Mata Secundária, Bosque e Pastagem) no Faxinal Paraná Anta Gorda em Prudentópolis PR. Foram instaladas 12 parcelas de 10x10 m em cada tipo de uso, para mensurar as características de cada fragmento florestal, a luminosidade, a disponibilidade de pasto e a densidade e resistência do solo. Ao término da pesquisa concluímos que a fragmentação da floresta potencializa a compactação. Os fragmentos com menor número de árvores indicaram maior volume de pasto e maior compactação do solo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tais de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO-PR

Mestre em Geografia pela UNICENTRO-PR. Tem experiencia em Geografia Fisica com enfase a degradação de solos.

Valdemir Antoneli, Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO-Campus de Irati -PR.

Doutor em Geografia, e professor de Geografia da UNICENTRO -Campus de Irati-PR. Tem experiência em Geografia Física com ênfase em degradação de solo em áreas rurais como agricultura e pastagem extensiva.  

Joao Anésio Bednarz, Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO-Campus de Irati -PR.

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG-PR e professor de Geografia da UNICENTRO- Campus de Irati- PR. Tem experiência em degradação de solo em áreas rurais e dinâmica das pastagens extensivas.   

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

DE OLIVEIRA, T.; ANTONELI, V.; BEDNARZ, J. A. A FRAGMENTAÇÃO DA FLORESTA É UM INDICADOR DE COMPACTAÇÃO DO SOLO EM SISTEMA FAXINAL?. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 20, n. 72, p. 94–106, 2019. DOI: 10.14393/RCG207242140. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/42140. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos