A REPRESENTAÇÃO DOS GEOSSISTEMAS COM ÊNFASE NO ESTUDO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CACHOEIRA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia196704Palavras-chave:
Sul da Bahia. Sistemas naturais. Estudo aplicado.Resumo
Estudos de Geografia Física demandam uma leitura de ambientes que conceba os atributos naturais e antrópicos como forças motrizes de sistemas que alteram, ao longo do tempo, fluxo de energia e matéria no espaço geográfico. Essa é a questão central ao qual se aplica a Teoria Geral dos Sistemas, que define os geossistemas como categoria de análise de estudos da paisagem. Considerando tal método, o objetivo central dessa pesquisa foi representar os geossistemas da bacia hidrográfica do rio Cachoeira, Nordeste do Brasil, utilizando-os como recortes para compreensão da hidrografia da área de estudo. Foram definidos 8 geossistemas que apontam interações específicas das unidades do meio físico da paisagem. As informações desses geossistemas contribuem de forma analística para a compreensão de cenários hidrológicos e produção de água numa bacia de importância socioeconomica regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.