A REPRESENTAÇÃO DOS GEOSSISTEMAS COM ÊNFASE NO ESTUDO DOS RECURSOS H͍DRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CACHOEIRA, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia196704

Palavras-chave:

Sul da Bahia. Sistemas naturais. Estudo aplicado.

Resumo

Estudos de Geografia Física demandam uma leitura de ambientes que conceba os atributos naturais e antrópicos como forças motrizes de sistemas que alteram, ao longo do tempo, fluxo de energia e matéria no espaço geográfico. Essa é a questão central ao qual se aplica a Teoria Geral dos Sistemas, que define os geossistemas como categoria de análise de estudos da paisagem. Considerando tal método, o objetivo central dessa pesquisa foi representar os geossistemas da bacia hidrográfica do rio Cachoeira, Nordeste do Brasil, utilizando-os como recortes para compreensão da hidrografia da área de estudo. Foram definidos 8 geossistemas que apontam interações específicas das unidades do meio físico da paisagem. As informações desses geossistemas contribuem de forma analística para a compreensão de cenários hidrológicos e produção de água numa bacia de importância socioeconomica regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaique Brito Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas.

Raul Reis Amorim, Instituto de Geociências - UNICAMP

Atualmente é Professor Doutor MS-3.1 do Departamento de Geografia (DGEO), Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Neylor Alves Calasans Rego, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa(1984), mestrado em Irrigation Engineering pela Katholieke Universiteit Leuven(1989), doutorado em Soil And Water Engineering pela The Pennsylvannia State Univerty(1997) e pós-doutorado pela Technische Universiat Graz(2001). Atualmente é Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

22-10-2018

Como Citar

Silva, K. B., Amorim, R. R., & Rego, N. A. C. (2018). A REPRESENTAÇÃO DOS GEOSSISTEMAS COM ÊNFASE NO ESTUDO DOS RECURSOS H͍DRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CACHOEIRA, BRASIL. Caminhos De Geografia, 19(67), 54–67. https://doi.org/10.14393/Hygeia196704

Edição

Seção

Artigos