PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO ENTORNO DO PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL DA SERRA DO LENHEIRO: ESTUDO DE CASO DOS BAIRROS SENHOR DOS MONTES E TEJUCO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG

Autores

  • Ivair Gomes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Arlon Candido Ferreira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Filipe Cesar Pereira Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196624

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados e considerações obtidos no decorrer da pesquisa de iniciação científica (PIBIC/CNPq). Sua temática se concentra através da percepção ambiental dos moradores dos bairros Tejuco e Senhor dos Montes, ambos situados no município de São João del-Rei (MG). A escolha deste recorde de estudo ocorreu devido à localização, por se tratar de áreas limítrofes do Parque Ecológico Municipal da Serra do Lenheiro, sendo destinadas a preservação. O levantamento dos dados partiu da experiência dos sujeitos envolvidos na análise, o que permitiu avaliar o conhecimento, os valores e as atividades da população e/ou dos atores sociais. Com os resultados obtidos foi possível observar contrastes significativos e percepções ambientais diferenciadas dos moradores de ambos os bairros, quando ao modo de viver, as tradições, cultos e crenças em relação a Serra do Lenheiro. A partir deste trabalho, conclui-se que as contradições e conflitos que se estabelecem no território e no lugar, articulado ao contexto jurídico-normativo, mediante a criação de leis e decretos, bem como o seu distanciamento com a realidade e demandas da população, que se encontra no entorno da Serra do Lenheiro, revela uma visão contrastante, que perpassa por diversas dimensões, as quais não se esgotam na perspectiva ambiental. Para os moradores de seu entorno, a serra é um símbolo que guarda recordações e renova a fé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Como Citar

GOMES, I.; FERREIRA, A. C.; PEREIRA, F. C. PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO ENTORNO DO PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL DA SERRA DO LENHEIRO: ESTUDO DE CASO DOS BAIRROS SENHOR DOS MONTES E TEJUCO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI/MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 19, n. 66, p. 345–360, 2018. DOI: 10.14393/RCG196624. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/39936. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos