A DINÂMICA CLIMÁTICA E A VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO: O ÍNDICE DE PRECIPITAÇÃO E O ÍNDICE DE PRECIPITAÇÃO CONCENTRADA
DOI:
https://doi.org/10.14393/Hygeia196707Palavras-chave:
Dinâmica climática. Variabilidade. Índices de concentração.Resumo
O presente trabalho promove uma estimativa sobre a variabilidade da precipitação no estado de São Paulo associada à dinâmica climática atuante, através de índices de quantificação diária e mensal da precipitação. Esses índices são estatísticos e podem ser aplicados à Climatologia em análises que envolvam a quantificação da precipitação.  Os índices têm se mostrado ferramentas eficientes não só na quantificação, como na previsibilidade de eventos extremos de chuva. O estado de São Paulo vem sofrendo com um intenso e desordenado processo de urbanização desde meados do século XIX e possui um importante núcleo urbano a nível mundial, a cidade de São Paulo, que sofre com situações de enchentes e inundações quando esses eventos acontecem. O estado apresentou um contraste marcante entre as duas quantificações, com concentração diária maior no centro e extremo sul do território, áreas estas que concentraram as menores quantificações mensais. Tal fato possibilitou identificar a ocorrência cada vez mais frequente de precipitação intensa concentrada em poucos dias, uma característica diretamente atrelada ao processo de urbanização e às mudanças climáticas que ele acarreta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.