MODIFICAÇÕES DE USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG COM ÊNFASE PARA ÁREAS DE REGENERAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL

Autores

  • Tuiany Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE S
  • Shayene Bernardo Dutra Universidade Federal de São João del-Rei
  • André Batista de Negreiros Universidade Federal de São João del-Rei
  • Gabriel Pereira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Francielle Da Silva Cardozo Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196622

Palavras-chave:

Uso e ocupação da terra, Sensoriamento Remoto, SIG, Paisagens Alteradas.

Resumo

A intensificação do uso e ocupação da terra provenientes do aumento populacional tem ocasionado consideráveis modificações na paisagem em todo o planeta. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como finalidade analisar as mudanças de uso e cobertura da terra na área de influência urbana de São João del-Rei. A pesquisa foi conduzida através da utilização de séries multi-temporais obtidas pelos sensores Thematic Mapper (TM) do satélite Landsat 5 e pelo sensor Operational Land Imager (OLI) do satélite Landsat 8. O sensoriamento Remoto em um conjunto com um Sistema de Informações Geográfiicas (SIG), permitiu o mapeamento e distribuição de classes temáticas para análise da variação temporal ao longo dos anos de 1985 à 2015. Os resultados mostraram uma expansão urbana de 201% no período estudado, além de uma diminuição de áreas de pastagem devido à regeneração e aumento da cobertura vegetal. A evolução da classe de solo exposto demonstra a ocorrência de desmatamento e intensificação de processos erosivos. Outro fato constatado foi a redução da cobertura vegetal em áreas adjacentes aos corpos hídricos, indicando supressão da mata ciliar, o que evidencia a necessidade de um melhor planejamento urbano no município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Como Citar

ROSA, T.; DUTRA, S. B.; NEGREIROS, A. B. de; PEREIRA, G.; CARDOZO, F. D. S. MODIFICAÇÕES DE USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG COM ÊNFASE PARA ÁREAS DE REGENERAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 66, p. 313–324, 2018. DOI: 10.14393/RCG196622. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/39642. Acesso em: 2 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos