MODIFICAÇÕES DE USO E COBERTURA DA TERRA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG COM ÊNFASE PARA ÁREAS DE REGENERAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196622Palavras-chave:
Uso e ocupação da terra, Sensoriamento Remoto, SIG, Paisagens Alteradas.Resumo
A intensificação do uso e ocupação da terra provenientes do aumento populacional tem ocasionado consideráveis modificações na paisagem em todo o planeta. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como finalidade analisar as mudanças de uso e cobertura da terra na área de influência urbana de São João del-Rei. A pesquisa foi conduzida através da utilização de séries multi-temporais obtidas pelos sensores Thematic Mapper (TM) do satélite Landsat 5 e pelo sensor Operational Land Imager (OLI) do satélite Landsat 8. O sensoriamento Remoto em um conjunto com um Sistema de Informações Geográfiicas (SIG), permitiu o mapeamento e distribuição de classes temáticas para análise da variação temporal ao longo dos anos de 1985 à 2015. Os resultados mostraram uma expansão urbana de 201% no período estudado, além de uma diminuição de áreas de pastagem devido à regeneração e aumento da cobertura vegetal. A evolução da classe de solo exposto demonstra a ocorrência de desmatamento e intensificação de processos erosivos. Outro fato constatado foi a redução da cobertura vegetal em áreas adjacentes aos corpos hídricos, indicando supressão da mata ciliar, o que evidencia a necessidade de um melhor planejamento urbano no município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.