ANÁLISES FÍSICO-QU͍MICAS DE SOLO DE TALUDES DE CORTE DE MINERAÇÃO: O CONTEXTO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARANDUBA, UBATUBA/SP

Autores

  • Aline Muniz Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Leonardo dos Santos Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria do Carmo Oliveira Jorge Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antonio José Teixeira Guerra Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia196711

Palavras-chave:

Degradação dos solos. Mineração. propriedades do solo.

Resumo

A intervenção antrópica sobre os sistemas naturais tem alterado o seu funcionamento e acelerado determinados processos geomorfológicos. A degradação dos solos pode ser considerada uma problemática de proporção mundial, afeta a biodiversidade e a segurança alimentar. Este estudo objetivou identificar as principais atividades que contribuem para a degradação ambiental na bacia hidrográfica do rio Maranduba, Ubatuba/SP. A metodologia se pautou em trabalhos de campo entre os anos de 2014 e 2015 para coleta de amostras de solo e monitoramento das alterações antrópicas através de registro fotográfico. Foram selecionados oito taludes degradados e duas áreas de floresta para a coleta de amostras deformadas e volumétricas de solo, para a determinação da densidade aparente, porosidade total, granulometria, estabilidade de agregados, matéria orgânica e pH. Constatou-se que a mineração em taludes de corte causa grande impacto visual e ambiental, ocasiona a perda da camada mais superficial dos solos, expondo os mesmos à ação dos agentes modeladores do relevo, e acelera a ocorrência da erosão. Portanto, a mineração tende a causar modificações nas propriedades do solo, a partir da intensificação da exploração e posterior abandono dos taludes, tornando necessária a adoção de medidas de recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Muniz Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leonardo dos Santos Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria do Carmo Oliveira Jorge, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Antonio José Teixeira Guerra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Doutor Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

22-10-2018

Como Citar

MUNIZ RODRIGUES, A.; DOS SANTOS PEREIRA, L.; OLIVEIRA JORGE, M. do C.; TEIXEIRA GUERRA, A. J. ANÁLISES FÍSICO-QU͍MICAS DE SOLO DE TALUDES DE CORTE DE MINERAÇÃO: O CONTEXTO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARANDUBA, UBATUBA/SP. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 19, n. 67, p. 157–174, 2018. DOI: 10.14393/Hygeia196711. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/39610. Acesso em: 27 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos