DIAGNÓSTICO AMBIENTAL EM ÁREA SUSCETÍVEL À DESERTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASTELO DO PIAUÍ, ESTADO DO PIAUÍ

Autores

  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Palavras-chave:

Área suscetível à desertificação, Variáveis biofísicas, Índice.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar os elementos ambientais e realizar diagnóstico ambiental do município de Castelo do Piauí, considerando variáveis biofísicas, quais sejam: Declividade média (Dm), Erosividade das chuvas (R), Erodibilidade dos solos (k) e o índice de vegetação ajustado ao solo (SAVI), como forma de subsidiar ações de gestão e planejamento ambiental do referido município. A presente pesquisa considerou os princípios da abordagem sistêmica e apresentou metodologia quantitativo-qualitativa e natureza descritiva. Os procedimentos técnicos basearam-se em adaptações à proposta metodológica denominada de Diagnóstico Físico Conservacionista, onde se propôs a integração de valores dos referidos parâmetros ambientais, sendo que o valor mínimo 6 indicou a melhor qualidade ambiental e 19 o pior estado de conservação. Desse modo, a fórmula descritiva do DFC indicou que houve aumento da degradação ambiental no município, considerando-se os anos de 1997 e 2016, da ordem de 4.93 unidades. Tal aumento pode estar ligado à dinâmica das atividades econômicas na área estudada, particularmente devido ao aumento das áreas destinadas aos cultivos temporários, aumento do efetivo bovino e ampliação da supressão da cobertura vegetal para a produção de carvão vegetal e lenha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). Atualmente, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia, em nível de Doutorado, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

18-05-2018

Como Citar

dos Santos, F. de A. (2018). DIAGNÓSTICO AMBIENTAL EM ÁREA SUSCETÍVEL À DESERTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASTELO DO PIAUÍ, ESTADO DO PIAUÍ. Caminhos De Geografia, 19(65), 339–355. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/39275

Edição

Seção

Artigos