MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE - MG ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO AO LONGO DE 35 ANOS

Autores

  • Ezequiel Faria Licenciando em Geografia pelo IFMG, Campus Ouro Preto
  • Jairo Rodrigues Silva Professor do CODAGEO do IFMG Campus Ouro Preto
  • Pedro Luiz Teixeira Camargo Doutorando em Evolução Crustal e Recursos Naturais (UFOP-MG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196614

Palavras-chave:

Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Uso e Ocupação da Terra, Banco de Dados Cartográfico.

Resumo

O município de Santo Antônio do Monte está localizado na mesorregião geográfica Oeste de Minas Gerais. Ao longo dos anos o local vem passando por problemas de degradação ambiental devido ao crescimento populacional e econômico, resultando na diminuição das áreas de vegetação nativa. Em busca de suprir a falta de informações sobre as características naturais do município, surgiu a oportunidade de elaboração desta pesquisa, onde o principal objetivo foi gerar e analisar os mapas de uso e ocupação da terra referente aos anos de 1984, 1994, 2004 e 2015, dando-se destaque para as análises acerca das alterações na vegetação nativa e nos corpos d'água que permitiram uma visão multitemporal da área estudada. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se na utilização das técnicas de geoprocessamento, com destaque para a classificação de imagens de satélite utilizando imagens Landsat TM 5 e Landsat OLI 8. Considerando-se o período de 41 anos, o mapa de uso e ocupação da terra permitiu compreender as alterações ambientais, onde se destaca uma maior intensidade de degradação ambiental a partir dos anos 1990, justamente no período onde ocorreu um grande avanço e expansão da tecnologia destinada à mecanização agrícola e agropecuária, ocorrendo conjuntamente a diminuição das áreas de vegetação nativa. Foi possível ainda identificar a diminuição dos corpos d'água locais ao longo do tempo de estudo, situação esta que não foi exclusiva de Santo Antônio do Monte, mas que pode ter contribuído com a falta de água vivenciada na cidade entre 2014 e 2015. Através destes resultados, espera-se que o poder público municipal otimize seu planejamento territorial e invista em políticas públicas de preservação ambiental e conservação dos recursos hídricos, buscando assim evitar novos períodos de estiagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ezequiel Faria, Licenciando em Geografia pelo IFMG, Campus Ouro Preto
    Licenciando em Geografia pelo IFMG, Campus Ouro Preto
  • Jairo Rodrigues Silva, Professor do CODAGEO do IFMG Campus Ouro Preto
    Geógrafo, Doutor em Geografia e Professor do CODAGEO do IFMG Campus Ouro Preto
  • Pedro Luiz Teixeira Camargo, Doutorando em Evolução Crustal e Recursos Naturais (UFOP-MG)
    Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Professor e Biólogo (CRBio: 70457/04-D) Especialista em Ensino a Distância, Gestão Ambiental e Mestre em Sustentabilidade Doutorando em Evolução Crustal e Recursos Naturais (UFOP-MG)

Downloads

Publicado

18-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FARIA, Ezequiel; SILVA, Jairo Rodrigues; CAMARGO, Pedro Luiz Teixeira. MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE - MG ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO AO LONGO DE 35 ANOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 66, p. 203–217, 2018. DOI: 10.14393/RCG196614. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/39198. Acesso em: 6 dez. 2025.