OBSERVATÓRIO DO TURISMO E BIG DATA: A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Giovana Natalie Carvalho Santos Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Jaqueline Borges Inácio Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Palavras-chave:

Destino Turístico Inteligente, Cidade Inteligente, Turismo Sustentável, Planejamento Turístico, Big Data, Observatório do Turismo.

Resumo

A geração e gestão da informação são extremamente importantes para o desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes e sustentáveis. Como alternativa propõe-se a instituição de Observatórios de Turismo nas localidades, juntamente ao uso da tecnologia de Big Data. Para elaboração desta pesquisa foram realizadas consultas em artigos, cadernos da Fundação Getúlio Vargas, livros, sites, Estatuto da Cidade, Plano Nacional de Turismo, Manuais do Ministério do Turismo. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa, pois apresenta a importância de estudos aprofundados e constantes sobre o turismo através de núcleos inteligentes que reúnam iniciativa pública, privada, instituições de ensino, associações, sindicatos, comunidade, enfim todos impactados pela atividade turística, para constantes debates a fim de planejar a atividade e desenvolver políticas públicas que beneficiem a todos. Para a realização de planejamentos estratégicos e tomadas de decisões assertivas, é necessário que os destinos sejam munidos de dados e informações constantemente atualizadas e confiáveis, geradas através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Para o desenvolvimento de destinos turísticos inteligentes e sustentáveis é necessária a busca de vantagens econômicas aliada à conservação dos patrimônios naturais e culturais, proporcionando qualidade de vida aos residentes e experiências de qualidade aos turistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Natalie Carvalho Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduada em Turismo e Hotelaria. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Servidora pública na Secretaria de Turismo da Prefeitura de Uberlândia.

Jaqueline Borges Inácio, Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Licenciada, Bacharel e Mestre em Geografia  pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

18-05-2018

Como Citar

Santos, G. N. C., & Inácio, J. B. (2018). OBSERVATÓRIO DO TURISMO E BIG DATA: A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DE DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS. Caminhos De Geografia, 19(65), 286–299. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/38865

Edição

Seção

Artigos