USO INDUSTRIAL DO TERRITÓRIO EM POÇOS DE CALDAS (MG) - 1865/2010

Autores

  • Elias Mendes Oliveira Elias Tadeu de Oliveira e Marilda Moreira Mendes Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196511

Palavras-chave:

Industrialização, Localização Industrial, Divisão Territorial do Trabalho.

Resumo

O processo de industrialização imprime temporalidades e espacialidades específicas ao território consonante aos diferentes estágios de desenvolvimento das forças produtivas e das relações sociais de produção, à disseminação desigual das condições gerais de produção e ao grau de articulação entre os lugares. Entre 1865 e 2010, desenvolveram-se em Poços de Caldas diferentes tipos de indústrias, revelando forças endógenas e exógenas de industrialização responsáveis por definir, em contextos históricos diversos, os papéis desempenhados pelo município na divisão territorial do trabalho. O objetivo deste artigo consiste em caracterizar as diferentes fases de industrialização identificadas no município com base em critérios pré-definidos. A metodologia empregada abarcou a revisão da bibliografia especializada (Geografia Industrial) e a análise de dados referentes à história econômica de Poços de Caldas. Foram identificadas quatro fases de industrialização (fase antiga, fase mineradora, fase diversificada e fase de mutação), diferenciadas quanto ao gênero e ao tamanho dos estabelecimentos, à origem dos capitais investidos, ao domínio tecnológico, à área de mercado, entre outros aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Mendes Oliveira, Elias Tadeu de Oliveira e Marilda Moreira Mendes Oliveira

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); especialização em Práticas Pedagógicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Rio Claro). Atualmente, é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de São João da Boa Vista, onde ministra a disciplina de Geografia; e Doutorando no Programa de Pós-graduação em Geografia (Organização do Espaço) da Unesp/Rio Claro. Tem experiência na área de Geografia (Econômica, Industrial e Urbana) e Educação (Ensino Superior).

Downloads

Publicado

18-05-2018

Como Citar

OLIVEIRA, E. M. USO INDUSTRIAL DO TERRITÓRIO EM POÇOS DE CALDAS (MG) - 1865/2010. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 19, n. 65, p. 146–158, 2018. DOI: 10.14393/RCG196511. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37644. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos