POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia196724

Palavras-chave:

Mobilidade urbana. Políticas públicas. Conflitos sócio-espaciais.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apontar as políticas públicas federais que culminaram na difusão e implantação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras e discutir a atuação desse tipo de transporte no âmbito da organização do espaço urbano. Com esse intuito, é contextualizada a problemática do transporte urbano e as políticas de mobilidade urbana que implicam em interesses e conflitos no transporte e nos usos. A partir de pesquisas bibliográficas, levantamento de dados, entrevistas a usuários de transporte e órgãos públicos, e observações em campo, analisa-se como o sistema BRT tem sido difundido em cidades de diferentes realidades espaciais, sociais e econômicas. Os resultados do trabalho mostram que o BRT é um instrumento que ameniza a problemática da mobilidade urbana, mas amplia os conflitos de interesses entre os agentes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Felix Ribeiro Faria, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro - norte fluminense, BrasilMestrando em Geografia (Geografia)

Downloads

Publicado

22-10-2018

Como Citar

RIBEIRO FARIA, R. F. POLÍTICAS FEDERAIS DE TRANSPORTE PÚBLICO: A DIFUSÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA BRT (BUS RAPID TRANSIT) EM CIDADES BRASILEIRAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 67, p. 361–373, 2018. DOI: 10.14393/Hygeia196724. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37145. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos