TOPONÍMIA E GEOGRAFIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CONTEXTO DA TEORIA DA INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Carla Bastiani Universidade Federal do Tocantins
  • Karylleila dos Santos Andrade Universidade Federal do Tocantins
  • Carolina Machado Rocha Busch Pereira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG196509

Palavras-chave:

Toponímia, Lugar, Complexidade.

Resumo

Neste artigo, é discutida uma proposta de ampliação semântica e conceitual da noção de lugar nos estudos toponímicos por meio de um diálogo interdisciplinar da Toponímia com as correntes da Geografia Humanista e da Geografia Crítica. Essas correntes foram subsídios para que a compreensão do lugar fosse redimensionado e passasse a ser entendido como um espaço vivido e uma construção socioespacial, partindo da relação identitária estabelecida entre o indivíduo e o lugar, tendo como balizadoras dessa relação as noções de pertencimento e de identidade, levando em consideração os laços existentes entre o lugar, o seu nome e os indivíduos que interagem nesse espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Bastiani, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2012). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior - UNINTER (2014). Mestre em Ensino de Língua e Literatura - PPGL/UFT (2016).

Karylleila dos Santos Andrade, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora Associada I do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino do Léxico e em Onomástica/Toponímia. Bolsista Produtividade da UFT

Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Professora Adjunta do curso de Geografia (licenciatura/bacharelado) e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins campus de Porto Nacional desde 2005. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Geografia e Geografia Cultural. Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo - USP, mestre em Geografia pela UNESP Presidente Prudente e graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atualmente coordena os trabalhos do Laboratório de Práticas e Metodologias de Ensino de Geografia (LEGEO) na UFT com produção na área de Geografia e Arte: música, literatura e imagem.

Downloads

Publicado

18-05-2018

Como Citar

BASTIANI, C.; DOS SANTOS ANDRADE, K.; MACHADO ROCHA BUSCH PEREIRA, C. TOPONÍMIA E GEOGRAFIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO CONTEXTO DA TEORIA DA INTERDISCIPLINARIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 19, n. 65, p. 109–124, 2018. DOI: 10.14393/RCG196509. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37117. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos