ATIVIDADES ECONÔMICAS E ALTERAÇÕES NO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA BACIA DO CÓRREGO ÁGUA BRANCA, AÇAILÂNDIA (MA)

Autores

  • Raifran Abidimar de Castro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA Universidade Federal do Pará - UFPA (NAEA)
  • Odete Cardoso de Oliveira Santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG175715

Palavras-chave:

Amazônia maranhense, Análise Multitemporal, Programa Grande Carajás

Resumo

A bacia do córrego Ãgua Branca está localizada na Amazônia maranhense e compreende uma área de aproximadamente 258  km², abrangendo áreas dos municípios de Açailândia - MA (186,5  km² - 72%), Cidelândia (5  km² - 2%), Imperatriz (1,5  km² - 0,5%) e São Francisco do Brejão (65  km² - 25,5%). As alterações dos usos e coberturas do solo nesta área foram marcadas historicamente pela acelerada expansão do desmatamento para fins de implantação de toda logística para a manutenção do agronegócio como: a pecuária extensiva tradicional; abertura de estradas vicinais; construção de açudes; represamento de córregos. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar um levantamento das alterações dos usos e coberturas do solo nesta área. Para isto foram utilizadas imagens Landsat 5 TM, dos anos 1988, 1999 e 2008, que foram analisadas através de técnicas de geoprocessamento. A pesquisa demonstra como as atividades econômicas implantadas na área da bacia têm contribuído para a alteração dos usos e cobertura do solo, e seus respectivos processos de degradação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raifran Abidimar de Castro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA Universidade Federal do Pará - UFPA (NAEA)

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Estudos Superiores de Imperat (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2009) e doutorando em Desenvolvimento Socioambiental no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Atualmente é professor de ensino médio e técnico do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Maranhão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, planejamento urbano e sensoriamento remoto. Consultor Ad Hoc do Comitê Interno de Avaliação de projetos PIBIC/PIBIT IFMA.Líder do Grupo de Pesquisa ABSaber (Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade em Açailândia - MA).

Odete Cardoso de Oliveira Santos

Prof. Dra. Associada Aposentada da UFPA

Downloads

Publicado

11-03-2016

Como Citar

Castro, R. A. de, & Santos, O. C. de O. (2016). ATIVIDADES ECONÔMICAS E ALTERAÇÕES NO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA BACIA DO CÓRREGO ÁGUA BRANCA, AÇAILÂNDIA (MA). Caminhos De Geografia, 17(57), 212–221. https://doi.org/10.14393/RCG175715

Edição

Seção

Artigos