A GEOGRAFIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144822599Palavras-chave:
Geografia, informação, tecnologia e internet.Resumo
Entre as tecnologias atuais, destaca-se a internet que influencia o cotidiano das relações socioespaciais, o comércio e as relações internacionais, além de transformar as estruturas físicas que auxiliam na formação do ciberespaço. Castells (2003) observa que, desde meados da década de 1980 ao final da década de 1990, um imenso número de comunidades locais passou a operar online, pois, os movimentos locais pré-intenet estavam em busca de novas oportunidades de auto-organização e elevação das expressões mais politicamente orientadas e governos municipais empenhados em fortalecer sua legitimidade pela criação de novos canais de participação dos cidadãos. Busca-se nesse artigo identificar, compreender e analisar o alcance do uso da internet no Brasil para entender a relação da população brasileira com esse recurso, quantos são os usuários, o que buscam, qual a sua idade, rendimentos, localização, entre outros indicadores. Utilizar-se-ão indicadores quantitativos de perfil dos usuários e aplicações para discutir a espacialização das (TICs) e seus elementos pela sociedade brasileira em diferentes regiões e contextos geográficos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Vandeir Robson Matias, Ralfo Edmundo da Silva Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.