A GEOGRAFIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Vandeir Robson Matias CEFET-MG
  • Ralfo Edmundo da Silva Matos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144822599

Palavras-chave:

Geografia, informação, tecnologia e internet.

Resumo

Entre as tecnologias atuais, destaca-se a internet que influencia o cotidiano das relações socioespaciais, o comércio e as relações internacionais, além de transformar as estruturas físicas que auxiliam na formação do ciberespaço. Castells (2003) observa que, desde meados da década de 1980 ao final da década de 1990, um imenso número de comunidades locais passou a operar online, pois, os movimentos locais pré-intenet estavam em busca de novas oportunidades de auto-organização e elevação das expressões mais politicamente orientadas e governos municipais empenhados em fortalecer sua legitimidade pela criação de novos canais de participação dos cidadãos. Busca-se nesse artigo identificar, compreender e analisar o alcance do uso da internet no Brasil para entender a relação da população brasileira com esse recurso, quantos são os usuários, o que buscam, qual a sua idade, rendimentos, localização, entre outros indicadores. Utilizar-se-ão indicadores quantitativos de perfil dos usuários e aplicações para discutir a espacialização das (TICs) e seus elementos pela sociedade brasileira em diferentes regiões e contextos geográficos.

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Biografia do Autor

Vandeir Robson Matias, CEFET-MG

Departamento de Geografia e Historia CEFET-MG

Ralfo Edmundo da Silva Matos, UFMG

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA IGC/UFMG

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Publicado

15-12-2015

Como Citar

MATIAS, V. R.; MATOS, R. E. da S. A GEOGRAFIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 48, p. 1–13, 2015. DOI: 10.14393/RCG144822599. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/22599. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos