AS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS ACARRETADAS PELO REASSENTAMENTO DE FAM͍LIAS ATINGIDAS PELA BARRAGEM DE IRAPÉ NO VALE DO JEQUITINHONHA - MINAS GERAIS

Autores

  • Gilmar Fialho de Freitas Universidade Federal de Viçosa
  • Marcelo Leles Romarco de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Dayane Rouse Neves Sousa Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144821063

Palavras-chave:

Reassentados, Vale do Jequitinhonha, território, lugar

Resumo

O objetivo do presente artigo é verificar a distribuição espacial da qualidade de vida intraurbana da cidade de Teófilo Otoni, utilizando a técnica do geoprocessamento e índices sintéticos, para compreender o estado de saúde da população. Assim, para alcançar os objetivos foi necessário operacionalizar o conceito de qualidade de vida urbana, calcular índices de qualidade de vida para a dimensão ambiental, social, educacional e de saúde, para calcular um indice final de qualidade de vida urbana. Para verificar a distrbuição urbana do índice final utilizaram-se técnicas de geoprocessamento com auxílio do programa ArcGis 9.3 com mapas bases disponíveis pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentre os resultados obtidos com a pesquisa, foi possível perceber que a cidade em estudo ainda não passou por uma reestruturação urbana que alterasse o modelo centro-periferia.Na saúde, verificou-se altas taxas de mortalidade infantil e a necessidade de dados mais confiáveis em escalas maiores. Os resultados permitiram também, conhecer a fragmentação do território da cidade de Teófilo Otoni e quais são os locais que mais necessitam de maiores intervenções políticas. Assim, percebe-se a importância da utilização desses estudos para o entendimento de uma realidade local que permitem aos gestores tomadas de decisão mais pontuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2013

Como Citar

DE FREITAS, G. F.; DE OLIVEIRA, M. L. R.; SOUSA, D. R. N. AS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS ACARRETADAS PELO REASSENTAMENTO DE FAM͍LIAS ATINGIDAS PELA BARRAGEM DE IRAPÉ NO VALE DO JEQUITINHONHA - MINAS GERAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 14, n. 48, p. 38–47, 2013. DOI: 10.14393/RCG144821063. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/21063. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos