COBERTURA DO SOLO E SUA INFLUÊNCIA NA TEMPERATURA DE MICROCLIMAS URBANOS NA CIDADE DE CUIABÁ-MT

Autores

  • Carolina de Rezende Maciel Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental - UFMT
  • Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira Professora do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental
  • José de Souza Nogueira Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123916448

Palavras-chave:

Clima Urbano, Cobertura do solo, temperatura do ar

Resumo

Nas últimas décadas, o crescimento e a concentração das populações nos centros urbanos tem acelerado o processo de mudança da cobertura das superfícies do solo. Este crescimento tem contribuído para o fenômeno das ilhas de calor, exigindo dos pesquisadores mais dedicação ao estudo da interação de variáveis microclimáticas com os materiais e formas que compõe o ambiente urbano. O objetivo desta pesquisa foi relacionar o comportamento da temperatura do ar com características de cobertura do solo na cidade Cuiabá. Foram selecionados 19 pontos de medição nos quais foram coletados dados referentes à temperatura do ar e que foram caracterizados de acordo com os tipos de cobertura do solo. Com base nos resultados apresentados, observou-se uma tendência aos pontos localizados na área verde ou com proximidade a esta de apresentarem valores de temperaturas mais baixos corroborando estudos consagrados da área de climatologia urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina de Rezende Maciel, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental - UFMT

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura, Engenharias e Tecnologia - FAET - da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Mestre em Física Ambiental, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental / Instituto de Física / UFMT.

Downloads

Publicado

15-09-2011

Como Citar

MACIEL, C. de R.; NOGUEIRA, M. C. de J. A.; NOGUEIRA, J. de S. COBERTURA DO SOLO E SUA INFLUÊNCIA NA TEMPERATURA DE MICROCLIMAS URBANOS NA CIDADE DE CUIABÁ-MT. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 12, n. 39, p. 40–57, 2011. DOI: 10.14393/RCG123916448. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16448. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos