COBERTURA DO SOLO E SUA INFLUÊNCIA NA TEMPERATURA DE MICROCLIMAS URBANOS NA CIDADE DE CUIABÁ-MT
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123916448Palavras-chave:
Clima Urbano, Cobertura do solo, temperatura do arResumo
Nas últimas décadas, o crescimento e a concentração das populações nos centros urbanos tem acelerado o processo de mudança da cobertura das superfícies do solo. Este crescimento tem contribuído para o fenômeno das ilhas de calor, exigindo dos pesquisadores mais dedicação ao estudo da interação de variáveis microclimáticas com os materiais e formas que compõe o ambiente urbano. O objetivo desta pesquisa foi relacionar o comportamento da temperatura do ar com características de cobertura do solo na cidade Cuiabá. Foram selecionados 19 pontos de medição nos quais foram coletados dados referentes à temperatura do ar e que foram caracterizados de acordo com os tipos de cobertura do solo. Com base nos resultados apresentados, observou-se uma tendência aos pontos localizados na área verde ou com proximidade a esta de apresentarem valores de temperaturas mais baixos corroborando estudos consagrados da área de climatologia urbana.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Carolina de Rezende Maciel, Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, José de Souza Nogueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.