ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DAS ÁGUAS DO SISTEMA AQUIFERO GUARANI NO ESTADO DE GOIÁS, BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG123716289Palavras-chave:
Sistema Aquífero Guarani, parâmetros físicos-químicos, estado de Goiás.Resumo
No estado de Goiás o Sistema Aquífero Guarani - SAG ocupa uma área de 44.000 km2, deste total, 35.138 km2 estão confinados pelos basaltos da Formação Serra Geral, enquanto os 9.580 km2 restantes representam as áreas de afloramentos. Na área de estudos, o sistema aquífero é composto por arenitos eólicos de idade jurássica da Formação Botucatu, O objetivo principal deste trabalho é analisar a distribuição dos parâmetros físico-químicos das águas do SAG em sua área de ocorrência no estado de Goiás, Brasil. Foram realizadas medidas in situ e em laboratório para a determinação do pH, ORP, STD e condutividade elétrica. O pH das águas amostradas variaram de 4,6 a 8,86. Os valores de ORP variam entre -92 a +131,50 mv. Os valores de Condutividade elétrica variaram entre 12,50 a 11.990 μS/cm e os de Sólidos Totais Dissolvidos entre e 6,54 a 5.940 mg/l. De modo geral, há uma diminuição dos valores entre as águas das zonas de afloramento, onde o aquífero é livre em direção às zonas confinadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Luiz Antonio de Oliveira, José Elói Guimarães Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.