INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA REGIÃO DO BAIXO PARAÍBA (PB)

Autores

  • Lincoln Eloi de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Djane Fonseca da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123716087

Palavras-chave:

IAC, Análise de Ondeletas, Variabilidade decadal, Bacia Hidrográfica do rio Paraíba.

Resumo

As variações da precipitação na região do Baixo Paraíba foram estudadas utilizando o índice de Anomalia de Chuva (IAC) e a Análise de Ondeleta. Estas técnicas envolvem a variação da precipitação no tempo e no espaço e a transformação de uma série unidimensional em tempo X freqüência, permitindo determinar as escalas temporais da variabilidade dominante e a variação temporal e espacial da precipitação. Os resultados mostraram que a região é definida por multi-escalas temporais localizadas em certos intervalos de tempo. No entanto, a variabilidade interanual ligada ao ciclo de ENOS e a variabilidade decadal das escalas de 11 e 22 anos influenciaram na variabilidade pluviométrica local. Fora isso a variabilidade espacial e temporal dos anos secos e úmidos se comportaram de forma similar ao esperado, com valores mais baixos de IAC nos anos secos e valores mais elevados nos anos úmidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lincoln Eloi de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Meteorologista e geografo, mestre em hidrometeorologia, doutorando em Recursos Naturais - UFCG.

Downloads

Publicado

15-03-2011

Como Citar

ARAÚJO, L. E. de; SILVA, D. F. da. INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA REGIÃO DO BAIXO PARAÍBA (PB). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 37, p. 289–304, 2011. DOI: 10.14393/RCG123716087. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16087. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos