ESTUDO DO POTENCIAL MATRICIAL E GEOTÊXTEIS APLICADO A RECUPERAÇÃO DE UM SOLO DEGRADADO, UBERLÂNDIA (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG71915500Palavras-chave:
Potencial matricial, geotêxteis, recuperação e erosãoResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento da água no solo a partir dos dados de tensiometria em duas diferentes parcelas uma com solo exposto (SE) e outra com geotêxteis e gramíneas (SG), correlacionando as informações geradas no estudo sobre a eficiência da biomanta na manutenção da umidade no solo, que é essencial no desenvolvimento dos vegetais e no controle e recuperação de processos erosivos. Tensiômetros foram instalados nas parcelas SE e SG em diferentes profundidades (15, 30, 80 e 120 cm), e suas respectivas leituras foram realizadas com o auxílio de um tensímetro digital INFIELD 5. Os dados de potencial matricial podem demonstrar a partir das diferenças de pressões, o comportamento da água no interior do solo. Os valores médios de potenciais matriciais nas profundidades de 15, 30, 80 e 120 cm, durante o monitoramento demonstraram uma grande diferença entre as parcelas SE e SG. Os dados na parcela com solo exposto (SE) refletem a compactação das camadas mais superficiais, que impede uma maior infiltração da água no solo acelerando a formação do escoamento superficial, como também elevadas taxas de evaporação, devido à ausência de cobertura vegetal. Na parcela com geotêxteis e gramíneas os resultados comprovam uma melhoria das condições da circulação da água no perfil. Isso ocorreu devido diretamente a uma maior permeabilidade e sucção proporcionadas pelos sistemas radiculares das gramíneas e indiretamente as geotêxteis, que protegem as sementes e o solo contra o efeito splash e ação do vento, além da manutenção da umidade superficial indispensável à germinação e crescimento dos vegetais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 José Fernando R. Bezerra, Silvio carlos Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.