ANÁLISE TEMPORAL DA MORBI-MORTALIDADE POR ACIDENTES DE TRANSPORTE NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA (MG): UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG61615464Palavras-chave:
Acidentes de transporte, violência, análise temporal, morbimortalidade, causas externasResumo
Este artigo teve por objetivo analisar a morbi-mortalidade por acidentes de transporte no município de Uberlândia, de 1980 a 2000, estabelecendo uma comparação entre os diferentes perfis da morbi-mortalidade: sexo, idade, categoria de causas, gastos, internações, dias de permanência e perdas físicas, econômicas e sociais. O estudo revelou que as vítimas da morbi-mortalidade por acidentes de transporte em Uberlândia são, preferencialmente, jovens do sexo masculino com idade entre 20 e 29 anos e adultos pertencentes ao grupo de 40 a 49 anos. As morbidades por acidentes de transporte atingiram, sobretudo, motociclistas, pedestres, ocupantes de automóvel e ciclistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Márcia Andréia Ferreira Santos, Wanderléia A de Oliveira Gobbi, William Rodrigues Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.