Influência do substrato sobre crescimento, reprodução e mortalidade de Rumina decollata (Linnaeus, 1758) (Mollusca, Subulinidae) e da umidade sobre a eclosão da espécie

Authors

  • Carlota Augusta Rocha Oliveira Aluna - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
  • Paula Ferreira de Abreu Centro de Ensino superior de Juiz de Fora

Keywords:

Ciclo reprodutivo. Molusco terrestre. Restrição hídrica.

Abstract

Rumina decollata (Linnaeus, 1758) é um molusco terrestre, exótico, com hábito alimentar onívoro, considerado predador de lesmas e caracóis. O conhecimento do ciclo de vida e desenvolvimento são de grande relevância para avaliar mecanismos de controle de espécies introduzidas, tendo este trabalho o objetivo de verificar a influência de substratos e da umidade sobre aspectos da biologia e eclosão de R. decollata. Para cada grupo experimental foram analisados os seguintes parâmetros: desenvolvimento, alimentação, taxa de reprodução, maturidade reprodutiva, número de ovos e a influência da umidade e restrição hídrica sobre a eclosão dos jovens. A maior taxa de reprodução entre adultos ocorreu em terra vegetal e areia e entre jovens em argila e terra vegetal. A taxa de mortalidade para jovens foi alta em areia, pouco significativa em argila e não ocorreu em terra vegetal. O substrato não influenciou nas médias de crescimento, com a maturidade reprodutiva atingida aos 109 dias de vida. Nos substratos de areia e argila umedecidos, a eclosão apresentou-se baixa e em condições de restrição hídrica os ovos não se mantiveram viáveis. O substrato de terra vegetal foi mais favorável à eclosão de jovens e também à conservação dos ovos em estádio estacionário, em condições adversas de restrição hídrica. Neste estudo foi evidenciada a existência de relação entre o substrato e a umidade, e os parâmetros reprodutivos de Rumina decollata.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlota Augusta Rocha Oliveira, Aluna - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Zoologia - invertebrados - moluscos

Paula Ferreira de Abreu, Centro de Ensino superior de Juiz de Fora

Professora de zoologia dos invertebrados Mestre em Comportamento Animal (UFJF)

Published

2013-08-08

How to Cite

OLIVEIRA, C.A.R. and ABREU, P.F. de, 2013. Influência do substrato sobre crescimento, reprodução e mortalidade de Rumina decollata (Linnaeus, 1758) (Mollusca, Subulinidae) e da umidade sobre a eclosão da espécie . Bioscience Journal [online], vol. 29. [Accessed17 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17654.

Issue

Section

Biological Sciences