Planejamento de Atividades de Ensino de Matemática com Robótica Educacional: a centralidade da reflexão docente sob lentes Histórico-Culturais

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Alissan Sarturato Firão
Eliel Constantino da Silva
Jessica Shumway

Resumo

Este artigo discute a centralidade da reflexão docente no planejamento da Atividade de Ensino de Matemática Esse processo é mediado por professores que, coletivamente, elaboram tarefas de estudo, utilizando a robótica educacional como instrumento cultural na interação professor-estudante. À luz da Teoria Histórico-Cultural, argumenta-se que a formação docente requer uma compreensão de como a prática pedagógica se constitui por processos sociais e mediados. Exploramos a Teoria da Atividade, de Leontiev, destacando a ação humana como um sistema hierárquico impulsionado por motivos e objetivos, e como suas contradições estimulam a reflexão. A Atividade de Ensino na perspectiva de Davydov é apresentada, destacando o papel fundamental do professor na elaboração de tarefas de estudo que visam o desenvolvimento do pensamento teórico matemático. A reflexão docente é analisada como função psicológica superior, ligada à interação social e mediação por instrumentos. Um episódio de planejamento entre professoras ilustra como o desencontro entre a programação esperada e a ação do robô Botley, mediada pelo diálogo, impulsionou a organização das ações e aprofundou a compreensão sobre o uso da robótica educacional no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Conclui-se que a reflexão é o cerne de uma formação docente que visa promover o desenvolvimento integral e o pensamento teórico matemático dos estudantes.


 

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ - Tecnologias Digitais e Teoria Histórico-Cultural: Tecendo Contribuições para a Formação de Professores e os Processos de Ensino-Aprendizagem

Como Citar

Firão, A. S., Silva, E. C. da, & Shumway, J. (2025). Planejamento de Atividades de Ensino de Matemática com Robótica Educacional: a centralidade da reflexão docente sob lentes Histórico-Culturais . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 9(Contínua), e2025-22. https://doi.org/10.14393/OBv9.e2025-22

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