Teoría del aprendizaje desarrollador (TAD) y V. V. Repkin: experiencia de estudio biográfico

Contenido principal del artículo

Alexander Konstantinovich Dusavitskii

Resumen

El texto reproduce íntegramente la entrevista que el filósofo, filólogo, lingüista, psicólogo y didacta ucraniano Vladimir Vladimirovich Repkin concedió al también psicólogo ucraniano Alexander Konstantinovich Dusavitsky. La entrevista fue inicialmente publicada en ruso en la revista Вестник (n. 10, 2002), del Centro Pedagógico “Experimentar”, en Riga, Letonia, bajo la dirección de B. A. Zeltserman. El texto contiene, además de datos biográficos del filólogo y didáctico, una descripción clara y emotiva de su monumental obra a favor del establecimiento de las bases teóricas y metodológicas del sistema psicológico y didáctico Elkonin-Davidov-Repkin.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Dusavitskii, A. K. (2023). Teoría del aprendizaje desarrollador (TAD) y V. V. Repkin: experiencia de estudio biográfico . Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(1), 1–27. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-69010
Sección
DOSSIÊ - AS CONTRIBUIÇÕES DA OBRA DE V. V. REPKIN PARA PENSAR E DEBATER AS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO E DA DIDÁTICA

Citas

AMORIM, P. A. P.; PUENTES, R. V. Aportes de V. V. Repkin para o desenvolvimento da teoria da atividade de estudo (1963 - 2019). In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Org.). Enfoque histórico-cultural e aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do gepedi. 1ed.Goiânia: Phillos, 2021, v. 13, p. 311-344.

AMORIM, Paula A. P. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. PPGED/UFU (Dissertação), 2020.

AMORIM, PAULA ALVES PRUDENTE; PUENTES, ROBERTO VALDÉS. V. V. Repkin: contribuições para o desenvolvimento da teoria da Atividade de Estudo (1963-2019). Revista Profissão Docente (Online), Uberaba, v. 21, p. 01-29, 2021.

ASBAHR, F. S. F.; LONGAREZI, A. M. Ascensão do conceito de personalidade na teoria da atividade de estudo: contribuições das escolas de Moscou e Kharkiv. Revista Educativa, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 1-29.

CARCANHOLO, Flávia Pimenta de Souza. A aprendizagem criativa do sujeito: um estudo à luz da Didática Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade. 2020. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.691

CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Aprendizagem desenvolvimental: a atividade de estudo na perspectiva de V. V. Davidov. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29765, acesso em 06 de setembro de 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.486

CARDOSO, C. G. C.; PUENTES, R.V. V. V. Davidov: contribuições à teoria da atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Org.). Enfoque histórico-cultural e aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do gepedi. 1ed.Goiânia: Phillos, 2021, v. 13, p. 267-310.

DAVIDOV, V. V. Problemas da aprendizagem desenvolvimental. A experiência da pesquisa psicológica teórica e experimental.Moscou: Pedagogia, 1986, 240 p.

DAVIDOV, V. V. Teoria da aprendizagem desenvolvimental. Moscou: Intor, 1996, 544 p.

DUSAVITSKII, A. K. Educação desenvolvimente e a sociedade aberta. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 21, n.1, p. 77-84, jan./jun. 2014 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v21n1a2014-8

LOPES, E. S. L. A periodização do desenvolvimento e a teoria da atividade de estudo de D. B. Elkonin: uma análise à luz da teoria da subjetividade. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, 2020.

LOPES, E. S. L.; PUENTES, R. V. O sujeito sob o olhar da teoria da subjetividade. In: II Simpósio Nacional Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, 2019, Brasília. Anais eletrônicos. Campinas: GALOÁ, 2019. v. 1. p. 1-15.

PUENTES, R. V. A concepção de desenvolvimento no sistema psicológico-didático Elkonin-Davidov-Repkin. Educativa, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 1-27, 2022a.

PUENTES, R. V. Didática desenvolvimental na perspectiva da subjetividade: da aprendizagem reflexo-associativa à aprendizagem como produção criativa. In: Albertina Mitjáns Martínez, Carmen Maria Tacca, Roberto Valdés Puentes. (Org.). Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional. 1ed.Campinas: Alínea, 2020, v. 1, p. 1-30.

PUENTES, R. V. Os conceitos de agente e de sujeito: convergências, distanciamentos e complementaridade entre os representantes da Teoria da Subjetividade. In: MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; TACCA, Maria Carmen V. R.; PUENTES, Roberto Valdés. (Org.). Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais. 1ed.Campinas: Alínea, 2022c, v. 1, p. 139-144.

PUENTES, R. V. Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento. Revista de Educação Pública, Mato Grosso, v. 29, p. 1-20, 2020.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. V. V. Repkin: vida, pensamento e obra. 1. ed. Goiânia: Phillos Academy, 2021. v. 1. 176p.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. Didátca desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. In: 3o Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15a Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016, Marília. Anais do 3º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Marília: UNESP, 2016b. v. 1. p. 1-15.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. Didática desenvolvimental: Contribuições de V. V. Repkin a teoria da atividade de estudo. In: XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar e XVI Semana da Pedagogia, 2016, Uberlândia. Anais XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar e XVI Semana da Pedagogia. Uberlândia: Edufu, 2016a. v. 1. p. 1652-1667.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, p. 130-150, 2017b.

PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições da subjetividade para uma abordagem crítica da atividade de estudo na obra de V. V. Repkin. In: I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, 2017, Brasília. Anais do I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade. Uberlândia: Edufu, 2017. v. 1. p. 319-330.

PUENTES, R. V.; PUENTES, D. M. G.; ARAÚJO, M. de O. G. Didática desenvolvimental: o ensino-aprendizagem como um ato de produção criativa. In: IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov, 2018, Uberlândia. Anais do IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov. Uberlândia: Faced, 2018. v. 1. p. 393-413.

PUENTES, R. V.; PUENTES, D. M. G.; ARAÚJO, M. de O. G. Didática desenvolvimental na perspectiva da subjetividade: a aprendizagem como um ato de produção criativa. In: Costa, Maria Adélia. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão na educação profissional e tecnológica. 1ed.Curitiba: Brazil Publishing, 2020, v. 3, p. 147-266.

PUENTES, R. V.; PUENTES, D. M. G.; GALVAO, L. C. A noção de sujeito na obra de D. B. Elkonin: uma aproximação inicial à Teoria da Subjetividade. In: II Simpósio Nacional Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, 2019, Brasília. Anais eletrônicos.... Campinas: GALOÁ, 2019. v. 1. p. 1-15.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113. Acesso em: 9 mar. 2022.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andrea Maturano. Sistemas didáticos desenvolvimentais: precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 201-239, jan./abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/57369. Acesso em: 10 mar. 2022.

PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. A. A Atividade de Estudo segundo V. V. Repkin: uma abordagem crítica na perspectiva da Teoria da Subjetividade. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 25, p. 748-771, 2018.

PUENTES, ROBERTO V. V. V. Davidov e V. V. Repkin: aproximações e distanciamentos a respeito da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Educação em Análise, Londrina, v. 7, p. 28-57, 2022a.

REPKIN, V. V. Que é a imaginação? Texto da palestra é reproduzido de acordo com a transcrição (1975). Вестник, Centro Pedagógico “Experimentar”, Riga, n. 10, 2002. Disponível em http://old.experiment.lv/

REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. Aprendizagem desenvolvimental: teoria e prática: Tomsk: Pelegeng, 1997.