Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD) e V. V. Repkin: experiência de estudo biográfico

Conteúdo do artigo principal

Alexander Konstantinovich Dusavitskii

Resumo

O texto reproduz na íntegra a entrevista que o filósofo, filólogo, linguista, psicólogo e didata ucraniano Vladimir Vladimirovich Repkin concedeu ao também psicólogo ucraniano Alexander Konstantinovich Dusavitsky. A entrevista foi inicialmente publicada em russo na revista Вестник (n. 10, 2002), do Centro Pedagógico “Experimentar”, de Riga, Letônia, sob a direção de B. A. Zeltserman. O texto contém dados biográficos do filólogo e didata, bem como uma descrição de sua monumental obra em favor do estabelecimento das bases teóricas e metodológicas do sistema psicológico e didático Elkonin-Davidov-Repkin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dusavitskii, A. K. (2023). Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental (TAD) e V. V. Repkin: experiência de estudo biográfico. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, 7(1), 1–27. https://doi.org/10.14393/OBv7n1.a2023-69010
Seção
DOSSIÊ - AS CONTRIBUIÇÕES DA OBRA DE V. V. REPKIN PARA PENSAR E DEBATER AS QUESTÕES DA EDUCAÇÃO E DA DIDÁTICA

Referências

AMORIM, P. A. P.; PUENTES, R. V. Aportes de V. V. Repkin para o desenvolvimento da teoria da atividade de estudo (1963 - 2019). In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Org.). Enfoque histórico-cultural e aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do gepedi. 1ed.Goiânia: Phillos, 2021, v. 13, p. 311-344.

AMORIM, Paula A. P. Teoria da atividade de estudo: uma leitura das possíveis contribuições de Repkin. PPGED/UFU (Dissertação), 2020.

AMORIM, PAULA ALVES PRUDENTE; PUENTES, ROBERTO VALDÉS. V. V. Repkin: contribuições para o desenvolvimento da teoria da Atividade de Estudo (1963-2019). Revista Profissão Docente (Online), Uberaba, v. 21, p. 01-29, 2021.

ASBAHR, F. S. F.; LONGAREZI, A. M. Ascensão do conceito de personalidade na teoria da atividade de estudo: contribuições das escolas de Moscou e Kharkiv. Revista Educativa, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 1-29.

CARCANHOLO, Flávia Pimenta de Souza. A aprendizagem criativa do sujeito: um estudo à luz da Didática Desenvolvimental e da Teoria da Subjetividade. 2020. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.691

CARDOSO, Cecília Garcia Coelho. Aprendizagem desenvolvimental: a atividade de estudo na perspectiva de V. V. Davidov. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29765, acesso em 06 de setembro de 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.486

CARDOSO, C. G. C.; PUENTES, R.V. V. V. Davidov: contribuições à teoria da atividade de estudo. In: PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Org.). Enfoque histórico-cultural e aprendizagem desenvolvimental: contribuições na perspectiva do gepedi. 1ed.Goiânia: Phillos, 2021, v. 13, p. 267-310.

DAVIDOV, V. V. Problemas da aprendizagem desenvolvimental. A experiência da pesquisa psicológica teórica e experimental.Moscou: Pedagogia, 1986, 240 p.

DAVIDOV, V. V. Teoria da aprendizagem desenvolvimental. Moscou: Intor, 1996, 544 p.

DUSAVITSKII, A. K. Educação desenvolvimente e a sociedade aberta. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 21, n.1, p. 77-84, jan./jun. 2014 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v21n1a2014-8

LOPES, E. S. L. A periodização do desenvolvimento e a teoria da atividade de estudo de D. B. Elkonin: uma análise à luz da teoria da subjetividade. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, 2020.

LOPES, E. S. L.; PUENTES, R. V. O sujeito sob o olhar da teoria da subjetividade. In: II Simpósio Nacional Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, 2019, Brasília. Anais eletrônicos. Campinas: GALOÁ, 2019. v. 1. p. 1-15.

PUENTES, R. V. A concepção de desenvolvimento no sistema psicológico-didático Elkonin-Davidov-Repkin. Educativa, Goiânia, v. 25, n. 1, p. 1-27, 2022a.

PUENTES, R. V. Didática desenvolvimental na perspectiva da subjetividade: da aprendizagem reflexo-associativa à aprendizagem como produção criativa. In: Albertina Mitjáns Martínez, Carmen Maria Tacca, Roberto Valdés Puentes. (Org.). Teoria da Subjetividade: discussões teóricas, metodológicas e implicações na prática profissional. 1ed.Campinas: Alínea, 2020, v. 1, p. 1-30.

PUENTES, R. V. Os conceitos de agente e de sujeito: convergências, distanciamentos e complementaridade entre os representantes da Teoria da Subjetividade. In: MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; TACCA, Maria Carmen V. R.; PUENTES, Roberto Valdés. (Org.). Teoria da subjetividade como perspectiva crítica: desenvolvimento, implicações e desafios atuais. 1ed.Campinas: Alínea, 2022c, v. 1, p. 139-144.

PUENTES, R. V. Teoria da atividade de estudo: etapas no seu desenvolvimento. Revista de Educação Pública, Mato Grosso, v. 29, p. 1-20, 2020.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. V. V. Repkin: vida, pensamento e obra. 1. ed. Goiânia: Phillos Academy, 2021. v. 1. 176p.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. Didátca desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. In: 3o Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15a Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016, Marília. Anais do 3º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Marília: UNESP, 2016b. v. 1. p. 1-15.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. Didática desenvolvimental: Contribuições de V. V. Repkin a teoria da atividade de estudo. In: XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar e XVI Semana da Pedagogia, 2016, Uberlândia. Anais XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar e XVI Semana da Pedagogia. Uberlândia: Edufu, 2016a. v. 1. p. 1652-1667.

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A. P.; CARDOSO, C. G. C. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de V. V. Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 24, p. 130-150, 2017b.

PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições da subjetividade para uma abordagem crítica da atividade de estudo na obra de V. V. Repkin. In: I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, 2017, Brasília. Anais do I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade. Uberlândia: Edufu, 2017. v. 1. p. 319-330.

PUENTES, R. V.; PUENTES, D. M. G.; ARAÚJO, M. de O. G. Didática desenvolvimental: o ensino-aprendizagem como um ato de produção criativa. In: IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov, 2018, Uberlândia. Anais do IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin-Davidov. Uberlândia: Faced, 2018. v. 1. p. 393-413.

PUENTES, R. V.; PUENTES, D. M. G.; ARAÚJO, M. de O. G. Didática desenvolvimental na perspectiva da subjetividade: a aprendizagem como um ato de produção criativa. In: Costa, Maria Adélia. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão na educação profissional e tecnológica. 1ed.Curitiba: Brazil Publishing, 2020, v. 3, p. 147-266.

PUENTES, R. V.; PUENTES, D. M. G.; GALVAO, L. C. A noção de sujeito na obra de D. B. Elkonin: uma aproximação inicial à Teoria da Subjetividade. In: II Simpósio Nacional Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, 2019, Brasília. Anais eletrônicos.... Campinas: GALOÁ, 2019. v. 1. p. 1-15.

PUENTES, Roberto Valdés. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/38113. Acesso em: 9 mar. 2022.

PUENTES, Roberto Valdés; LONGAREZI, Andrea Maturano. Sistemas didáticos desenvolvimentais: precisões conceituais, metodológicas e tipológicas. Obutchénie, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 201-239, jan./abr. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/57369. Acesso em: 10 mar. 2022.

PUENTES, R. V.; CARDOSO, C. G. C.; AMORIM, P. A. P. A. A Atividade de Estudo segundo V. V. Repkin: uma abordagem crítica na perspectiva da Teoria da Subjetividade. Ensino em Revista, Uberlândia, v. 25, p. 748-771, 2018.

PUENTES, ROBERTO V. V. V. Davidov e V. V. Repkin: aproximações e distanciamentos a respeito da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Educação em Análise, Londrina, v. 7, p. 28-57, 2022a.

REPKIN, V. V. Que é a imaginação? Texto da palestra é reproduzido de acordo com a transcrição (1975). Вестник, Centro Pedagógico “Experimentar”, Riga, n. 10, 2002. Disponível em http://old.experiment.lv/

REPKIN, V. V.; REPKINA, N. V. Aprendizagem desenvolvimental: teoria e prática: Tomsk: Pelegeng, 1997.