IMAGENS DA GEOGRAFIA NO CINEMA CONVENCIONAL A PARTIR DE UMA LEITURA ANTICOLONIAL

Autores/as

  • Ludmila Pereira Alves Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palabras clave:

Cinema convencional; Geografia anticolonial; Indústria cultural; Espetáculo.

Resumen

A discussão aqui realizada estabelece uma relação entre geografia e o cinema convencional, ambos, profundamente visuais e dotados de sínteses. Para tecer essa relação abordamos conceitualmente alguns filmes representativos dos gêneros dramático e documental de acordo com quadro classificatório do cinema clássico. Cada filme estudado aponta ideologias e tendências advindas do pensamento eurocêntrico, da indústria cultural, reprodutoras do espetáculo e da utilização de imagens para disseminação de ideias nazifascistas.  Através do arcabouço anticolonial e de autores da teoria social crítica é possível à Geografia tecer uma crítica não somente aos filmes mas à realidade que os mesmos ajudam a construir. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ludmila Pereira Alves, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlânida. Pesquisadora do Núcleo Teoria Anticolonial.

Publicado

2023-10-12

Cómo citar

Pereira Alves, L. (2023). IMAGENS DA GEOGRAFIA NO CINEMA CONVENCIONAL A PARTIR DE UMA LEITURA ANTICOLONIAL. Observatorium: Revista Eletrônica De Geografia, 14. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/Observatorium/article/view/70900

Artículos más leídos del mismo autor/a