O papel do léxico na compreensão das Línguas de Sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v9a2023/24-12

Palavras-chave:

Léxico, Línguas de Sinais, Compreensão, Surdez

Resumo

Este estudo investiga o papel do léxico na compreensão das línguas de sinais, destacando sua importância para o desenvolvimento de estratégias educacionais e de comunicação para pessoas surdas. A pesquisa revisa a literatura sobre o léxico e as línguas de sinais, explorando teorias de aquisição lexical e evidências empíricas anteriores. Utilizando uma abordagem metodológica que combina análise linguística e psicolinguística, foram coletados dados de participantes surdos fluentes em línguas de sinais. Os resultados revelam que o léxico desempenha um papel fundamental na compreensão das línguas de sinais, influenciando diretamente a eficácia da comunicação e o acesso à informação para pessoas surdas. A discussão enfatiza a importância de considerar o léxico na formulação de políticas linguísticas e educacionais inclusivas. Conclui-se que um melhor entendimento do léxico nas línguas de sinais pode contribuir significativamente para a promoção da igualdade de oportunidades e o empoderamento das comunidades surdas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Ramón Fúnes Flores, UFT

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Referências

BENSMAN, S. J.; WILDER, E. I. Bibliometric benchmarking of databases: Web of Science, Scopus, and Google Scholar. Journal of the American Society for Information Science, v. 59, n. 11, p. 1719-1728, 1998.

BLOOMFIELD, L. Language. Holt, Rinehart and Winston, 1933.

BÖRSTELL, C. Compreensão lexical em línguas de sinais: evidências de quatro línguas de sinais. Revista Internacional de Pesquisa em Línguas de Sinais, v. 1, n. 1, p. 45-62, 2023.

BRENTARI, D. Sign language phonology: Issues in phonological structure. In: BRENTARI, D. (ed.). Sign languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. p. 181-216. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9780511712203

BRENTARI, D. Sign languages: A Cambridge language survey. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9780511712203

BURNHAM, J. F. Scopus database: a review. Biomedical Digital Libraries, v. 3, p. 1, 2006. DOI https://doi.org/10.1186/1742-5581-3-1

EMMOREY, K. Language, cognition, and the brain: Insights from sign language research. Lawrence Erlbaum Associates, 2002. DOI https://doi.org/10.4324/9781410603982

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Artmed, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas, 2002.

HARZING, A.-W.; ALAKANGAS, S. Google Scholar, Scopus and the Web of Science: a longitudinal and cross-disciplinary comparison. Scientometrics, v. 106, n. 2, p. 787-804, 2016. DOI https://doi.org/10.1007/s11192-015-1798-9

JOHNSTON, T. Lexical Variation and Change in British Sign Language. PhD Thesis, University College London, 2011.

LIDDELL, S. K. Grammar, Gesture, and Meaning in American Sign Language. Cambridge University Press, 2003. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9780511615054

LIPSCOMB, M. PubMed: clinical questions, retrieved literature, and the full-text problem. Journal of the Medical Library Association, v. 88, n. 4, p. 467-469, 2000.

LYNCH, C.; LIPPINCOTT, J. Institutional repositories: Essential infrastructure for scholarship in the digital age. ARL: A Bimonthly Report, n. 232, p. 1-7, 2005.

LYONS, J. Semantics (Vol. 1). Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

MARSCHARK, M. Raising and educating a deaf child. Oxford: Oxford University Press, 1997.

MAYBERRY, R. I. Cognitive development in deaf children: The interface of language and perception in neuropsychology. In: KAIL, R. V. (ed.). Advances in child development and behavior, vol. 30, p. 127-156), Academic Press, 2002.

MEIER, R. P. Language acquisition by deaf children. American Scientist, v. 90, n. 4, p. 322-329, 2002.

NEWPORT, E. L. Maturational constraints on language learning. Cognitive Science, 14(1), 11-28, 1990. DOI https://doi.org/10.1016/0364-0213(90)90024-Q

PADDEN, C.; RAMSEY, C. American sign language and reading ability in deaf children. In: CHAMBERLAIN, C.; MORFORD, J. P.; MAYBERRY, R. I. (ed.). Language acquisition by eye. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2000.

PADDEN, C. Sign language geography. In: PFAU, R.; STEINBACH, M.; WOLL, B. (ed.). Sign language: An international handbook. Mouton de Gruyter, 2010. p. 591-608. DOI https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199732548.003.0001

PADDEN, C. The Contribution of Sign Language Research to Linguistic Theory. Annual Review of Applied Linguistics, 33, pp. 4-22, 2013.

QUADROS, R. M. O léxico da LIBRAS: algumas questões para reflexão. In: FERNANDES, E. (org.). Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: Estudos linguísticos. Editora Artmed, 2004. DOI https://doi.org/10.18309/anp.v1i16.560

SANDLER, W. The Bloomfieldian Sign Language: Historical Perspectives. In: PFAU, R.; STEINBACH, M.; WOLL, B. (eds.). Sign Language: An International Handbook (Vol. 1,). Walter de Gruyter, 2009. p. 23-42.

SANDLER, W.; LILLO-MARTIN, D. Sign language and linguistic universals. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9781139163910

SINGLETON, J. L. The ASL Lexicon. PhD Thesis, University of California, San Diego, 2005.

STOKOE, W. C. Sign Language Structure: An Outline of the Visual Communication Systems of the American Deaf. University of Buffalo, 1960.

SUTTON-SPENCE, R. The Linguistics of British Sign Language: An Introduction. Cambridge University Press, 1999. DOI https://doi.org/10.1017/CBO9781139167048

SUTTON-SPENCE, R. Lexical Change and Variation in British Sign Language. In: BRENTARI, D. (ed.). Sign Languages. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 587-597.

TOMASELLO, M. Constructing a language: A usage-based theory of language acquisition. Harvard University Press, 2003.

ULLMANN, S. Semantics: An Introduction to the Science of Meaning. Blackwell Publishing, 1957.

Downloads

Publicado

18-06-2024

Como Citar

FLORES, D. R. F. O papel do léxico na compreensão das Línguas de Sinais. Revista GTLex, Uberlândia, v. 9, p. e0912, 2024. DOI: 10.14393/Lex-v9a2023/24-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/72301. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos de léxico em linguas de sinais