Explorando a Definição Multimodal

um estudo sobre a integração de elementos multimodais em dicionários impressos e eletrônicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex-v8a2022/23-10

Palabras clave:

Definição Lexicográfica, Definição Multimodal, Ilustrações, Dicionários Escolares, Multimodalidade

Resumen

A definição lexicográfica é uma parte crucial da microestrutura de um dicionário e tem uma função metalinguística importante na caracterização do sentido de cada unidade léxica. Ela se baseia principalmente na linguagem verbal e, como defendido por Jackson (2002), a definição é uma “forma de linguagem voltada para si mesma” que utiliza a própria linguagem para descrever o significado de cada lexema. Com a evolução da tecnologia, novas modalidades de linguagem não verbal, como fotografias, vídeos e áudios, estão se tornando recursos importantes na estruturação de um dicionário para atender às necessidades dos usuários. O conceito de "definição multimodal" refere-se, por sua vez, à integração da linguagem verbal com outras formas de linguagem não verbal, tanto humanas quanto não-humanas, tendo o potencial de mostrar o significado do referente em questão, utilizando múltiplas semioses. Em contextos educacionais, o uso da abordagem multimodal pode ser útil para garantir a plena compreensão dos conceitos que estão sendo ensinados. Neste estudo, preocupamos em destacar as potencialidades das ilustrações para a prática atual de produção de dicionários impressos. Selecionamos três dicionários escolares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do TIPO-2 e utilizamos a metodologia proposta por Svensén (2009) para categorizar as ilustrações presentes nesses repertórios. Nosso objetivo geral foi entender de que maneira as ilustrações podem contribuir para o significado do texto lexicográfico, e quais tipos delas são mais eficientes para auxiliar no entendimento de cada sentido de uma unidade lexical. Observamos que os dicionários escolares impressos analisados nem sempre utilizam as ilustrações de forma consistente, e embora não tenhamos realizado uma análise detalhada sobre essa problemática, sugerimos que o contexto digital pode ser mais apropriado para aproveitar ao máximo os recursos multimodais disponíveis.

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Biografía del autor/a

Marcelo Sabino-Luiz, UNESP

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (UNESP/IBILCE) - Campus de São José do Rio Preto.

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Publicado

2023-06-13

Cómo citar

SABINO-LUIZ, M. Explorando a Definição Multimodal: um estudo sobre a integração de elementos multimodais em dicionários impressos e eletrônicos . Revista GTLex, Uberlândia, v. 8, p. e0810, 2023. DOI: 10.14393/Lex-v8a2022/23-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/68480. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Lexicografia em Foco

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