Estudo do léxico toponímico

uma revisão integrativa da base teórica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex11-v6n1a2020-3

Palabras clave:

Léxico, Toponímia, Ensino, Revisão integrativa

Resumen

Este trabalho tem por objetivo analisar a base teórica discutida em trabalhos relacionados ao tema geral Toponímia, bem como de trabalhos voltados para o Ensino. Busca-se investigar quais teóricos são abordados e com que finalidade é feita essa abordagem. Para o processo de seleção, foram utilizadas as bases eletrônicas de dados do Google Acadêmico e o Portal de Periódicos Capes, adotando-se os seguintes descritores: “toponímia”, “léxico”, “ensino” e “cidade”. Sendo que, a partir da busca, selecionou-se para a análise uma amostra com dez artigos científicos publicados no período de 2009 a 2019. Verificou-se que muitos aspectos em torno dessa temática precisam ser mais explorados, a citar como exemplos as bases teóricas de toponimistas brasileiros que fundamentam as pesquisas, assim como as áreas pesquisadas, acentuando a necessidade de mais estudos nessa área. Sendo referência presente na elaboração de todos os trabalhos analisados, dedicou-se, ainda, um breve espaço nesta análise para falar das contribuições da linguista Maria Vicentina do Amaral Dick para o desenvolvimento de pesquisas toponímicas.

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Biografía del autor/a

Ailton Soares Lopes, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestrando do curso de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.

Lilian Castelo Branco de Lima, UFPA

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará.

Maria C´élia Dias de Castro, UFG

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Goiás

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Publicado

2020-12-11

Cómo citar

LOPES, A. S.; LIMA, L. C. B. de .; CASTRO, M. C. D. de . Estudo do léxico toponímico: uma revisão integrativa da base teórica. Revista GTLex, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 39–65, 2020. DOI: 10.14393/Lex11-v6n1a2020-3. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/57569. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - Revisão de Literatura