Termos em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem

Autores/as

  • Márcio Sales Santiago Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex2-v1n2a2016-2

Palabras clave:

Termo, Educação a Distância, Ambiente virtual de aprendizagem Tutorial

Resumen

Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa que tem como objeto de estudo a terminologia da Educação a Distância (EAD), especificamente àquela presente em tutoriais elaborados para ambientes virtuais de aprendizagem. Cumpre salientar que estes textos objetivam primordialmente a instrumentalização de professores, tutores e alunos para a utilização de um sistema informatizado baseado em conceitos da EAD. Ao considerar aspectos ligados à natureza do domínio, como a finalidade dos tutoriais e seus destinatários, junto à presença e ao uso da terminologia nos tutoriais, propomos a classificação dos termos em quatro grupos temáticos. Tal classificação expressa um dos resultados alcançados pela pesquisa e permite observar que a EAD, como área do conhecimento, estrutura-se por meio de duas grandes dimensões, as quais são refletidas através de sua terminologia.

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Biografía del autor/a

Márcio Sales Santiago, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Letras/Estudos da Linguagem (com ênfase em Gramática, Semântica e Léxico) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Convidado pelo Grupo de Pesquisa IULATERM, realizou estágio Pós-Doutoral em Terminologia no Institut Universitari de Lingüística Aplicada (IULA) da Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2016-09-05

Cómo citar

SANTIAGO, M. S. Termos em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem. Revista GTLex, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 257–270, 2016. DOI: 10.14393/Lex2-v1n2a2016-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/34295. Acesso em: 23 nov. 2024.