A definição terminológica em um glossário da Farmacovigilância: algumas considerações
DOI:
https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-6Palabras clave:
Terminologia, definição terminológica, farmacovigilânciaResumen
O presente trabalho tem como objetivo a análise das definições encontradas em um glossário da área da Farmacovigilância veiculado no site da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a fim de tecer considerações críticas sobre o paradigma definicional de trabalhos terminológicos, de forma geral, e sobre o glossário analisado, de forma específica. O trabalho fundamenta-se nas pesquisas mais recentes na área da Terminologia, em especial a Teoria Comunicativa da Terminologia (CABRÉ, 1999) e em obras brasileiras fundamentais dessa disciplina, como Barros (2004) e Krieger e Finatto (2004). As definições em questão foram analisadas com base nas diretrizes e a parâmetros para definições terminológicas presentes nas obras supracitadas, além de outros trabalhos sobre a definição terminológica, como Almeida et. al (2007), Alves (1996), Andrade (2000) e Desmet (2002). Quando analisados à luz dos trabalhos sobre terminologia indicados, os verbetes apresentaram problemas como falta de concisão da definição e existência de verbos cópula no início do texto definitório, indicando que ainda há muito que se fazer para estreitar a distância entre os parâmetros terminológicos de excelência para verbetes de obras especializadas e os materiais especializados que são publicados.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
CC BY-NC-ND 4.0: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.