Implicações da concepção de léxico na formação do professor de língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/Lex1-v1n1a2015-7

Resumo

A linguagem é um fenômeno complexo, cujas múltiplas dimensões devem ser estudadas articuladas, para além das dicotomias existentes. Uma das dimensões está relacionada ao léxico, cujo estudo é fundamental para o desenvolvimento da competência comunicativa. Diante da observação de que essas discussões deveriam preceder o início da prática docente, ou seja, de que o professor de língua portuguesa deveria ter um sólido conhecimento sobre a composição e organização do léxico, suas normas de bloqueio e produtividade, antes de iniciar sua regência de sala de aula, este artigo dedica uma reflexão sobre a formação de professores de língua materna nesse sentido.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Pires Costa, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Douorada na mesma instituição

Downloads

Publicado

15-02-2016

Como Citar

COSTA, R. P. Implicações da concepção de léxico na formação do professor de língua materna. Revista GTLex, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 110–119, 2016. DOI: 10.14393/Lex1-v1n1a2015-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/GTLex/article/view/31809. Acesso em: 21 nov. 2024.