O laboratório de ensino de Matemática como espaço potente para ações de ensino, pesquisa e extensão
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v5-2024-71619Palavras-chave:
Formação de professores, educação matemática, parceriaResumo
Apresentar algumas ações realizadas no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Santa Mônica, e como elas contemplam ações de ensino, pesquisa e extensão, são objetivos desse trabalho. Para isso, dialogamos sobre como temos compreendido o LEM, ou seja, como um espaço que se caracteriza por sua versatilidade e possibilidades plurais de ações vinculadas ao ensino, pesquisa e extensão e apresentamos suas três frentes de trabalhos, a saber: (1) Ensino: aulas de componentes curriculares vinculadas tanto ao currículo da Licenciatura em Matemática quanto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) - Mestrado Profissional e “LEM de portas abertas”; (2) Pesquisa: Grupo de estudos sobre o Clube de Matemática, o qual está alicerçado em princípios da Teoria Histórico-Cultural, desenvolvimento de iniciações científicas (IC) e trabalhos de conclusão de curso (TCC); e Extensão: (3) oficinas e minicursos voltados para estudantes de graduação e professores da rede, “EXPOLEM” e “LEM itinerante”. Por fim, concluímos, sobretudo a partir da análise de questionários eletrônicos, que esse trabalho junto ao LEM têm propiciado vivências significativas para os envolvidos, estimulado a consciência de inacabamento do processo formativo, importância do trabalho em grupo, do intercâmbio de saberes e práticas e ciência de que a formação se dá nos mais diversos espaços que não, apenas, os institucionalizados.
Downloads
Referências
BOROWSKY, H. G. A Atividade Orientadora de Ensino como princípio do Clube de Matemática: caminhos para a formação docente. Obutchénie, Uberlândia, MG, v. 4, n. 2, p.509-533, maio/ago. 2020. ISSN: 2526-7647.
CAVALCANTI, L. B.. Funcionamento e efetividade do laboratório virtual de ensino de matemática na formação inicial de professor de matemática na modalidade EaD. 2014. 297 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2018.
GUALANDI, J. H. O laboratório de ensino de matemática do IFES Campus Cachoeiro de Itapemirim como espaço que contribui para a/na formação de professores e na produção científica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 13056 -13076, 2021.
LORENZATO, S. A.. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
LUCENA, R. da S. Laboratório de Ensino de Matemática. 1. ed. Fortaleza: UAB/IFCE, 2017. 94 p.
PINTO, N. K. D.; CONTI, K. C. Percepções de licenciandos em Matemática sobre o uso do Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, Pr, v. 9, n.19, p. 484 - 508, jul.-out. 2020.
SANTOS, J. A.; FRANÇA, K. V.; SANTOS, L. S. B do. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. 2007. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, 2007.
SILVA, C. B. C. da.; CUNHA, R. C. da. A Matemática e do Desinteresse dos Alunos na Escola Atual. Open Minds International Journal, online, v. 1, n. 1, p. 36 – 46, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Cláudia Molina Zaqueu Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.