Utilizando o Role Playing Game para desenvolver habilidades matemáticas
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v4-2023-65821Palavras-chave:
RPG, Lúdico, Habilidades, Ensino da MatemáticaResumo
Este artigo tem o objetivo de propor uma ferramenta auxiliar no ensino da Matemática para alunos do sexto ano dos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando o jogo “Gênios do Cálculo RPG”, um produto educacional, visando o desenvolvimento dehabilidades, em que, por meio de uma história envolvente, o aluno terá a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo. Ao final, são apresentadas sugestões para que professores possam utilizá-lo como ferramenta de ensino de acordo com seus objetivos. Logo, a ideia é que professores utilizem o presente jogo com seus alunos. E ainda, que sirva de inspiração para novos jogos a serem elaborados e aplicados por docentes de Matemática nos diferentes anos do Ensino Fundamental como nas séries do Ensino Médio, conforme conteúdo programático.
Downloads
Referências
ALBINO, H. H. Gênios do Cálculo RPG: uma ferramenta para o ensino de Matemática.2 020. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.
BRASIL, Secretaria de Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL, Ministério DA Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2018. Disponível em: basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 24 maio 2021.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1996.
MARCATTO, L. RPG como instrumento de ensino e aprendizagem: uma aborda-gem psicológica. In: SIMPÓSIO DE RPG E EDUCAÇÃO, 1., 2002, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 2004.
RPG, Next. O que é storyteller RPG? Conheça esse sistema. Disponível em: https://www.rpgnext.com.br/dicas-de-roleplay/storyteller-rpg/. Acesso em: 19 abr. 2020.
VASQUES, R. C. As potencialidades do RPG (Role Playing Game) na educaçãoescolar. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade deCiências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 BRAZILIAN ELECTRONIC JOURNAL OF MATHEMATICS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.