ANÁLISE DE MODELOS DIGITAIS DE SUPERFÍCIE EXTRAÍDOS DE IMAGENS PRISM/ALOS: ABORDAGEM RPC

Conteúdo do artigo principal

Leila Freitas de Oliveira
Nilcilene Da Graças Medeiros
Mauricio Galo

Resumo

O objetivo deste trabalho é a análise da qualidade altimétrica de Modelos Digitais de Superfície (MDSs) gerados a partir de pares estereoscópicos de imagens PRISM (Panchromatic Remote-sensing Instrument for Stereo Mapping) do sensor ALOS (Advanced Land Observing Satellite), considerando-se a abordagem de correção geométrica segundo o modelo generalizado com uso de Coeficientes Polinomiais Racionais (RPCs). Na geração dos produtos e nas análises são consideradas diferentes estratégias de correlação de imagens, espaçamento da grade e acurácia altimétrica dos MDSs, avaliada de forma global e local. Os pontos de controle usados na correção geométrica, bem como para a avaliação global da acurácia altimétrica dos MDSs, foram determinados por posicionamento GPS relativo estático. As avaliações locais, visando análise do comportamento dos MDSs, segundo diferentes morfologias, foram realizadas a partir de pontos de controle determinados por posicionamento GPS relativo cinemático, em superfícies de baixa declividade e em áreas de encostas. Os resultados alcançados em nível global sinalizaram que os fatores: uso de pontos de controle para refinamento do RPCs, estratégias de correlação e espaçamento da grade influenciaram a acurácia altimétrica dos MDSs, relativamente ao padrão de acurácia esperado (1:25.000, classe A). Quanto à avaliação em nível local, os resultados indicaram que diferentes morfologias influenciaram a acurácia do MDS relativamente à análise global. De forma geral, áreas com menor declividade apresentaram resultados mais acurados. Neste estudo de caso, como evidenciado em outras pesquisas, percebeu-se que houve a degradação da acurácia altimétrica em algumas regiões de maior declividade.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
156
Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20268
|

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, L. F. de; MEDEIROS, N. D. G.; GALO, M. ANÁLISE DE MODELOS DIGITAIS DE SUPERFÍCIE EXTRAÍDOS DE IMAGENS PRISM/ALOS: ABORDAGEM RPC. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 4, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n4-43847. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43847. Acesso em: 25 fev. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Leila Freitas de Oliveira, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nilcilene Da Graças Medeiros, Universidade Federal de Viçosa

Universidade Federal de Viçosa

Mauricio Galo, Universidade Estadual Paulista

Universidade Estadual Paulista

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)