Circo: educando entre as gretas
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n2a2017-07Resumo
Pesquisadores, artistas e críticos coincidem ao apontar as escolas de circo como um "novo" elemento na complexa dinâmica constitutiva do circo contemporâneo, fato que provocou significativas mudanças na sua secular relação com a sociedade. Entre créditos e descréditos, homens e mulheres artistas circenses se mostram potentes para se reinventar, encontrando fendas, brechas, gretas. Assim a formação artística circense, bem como seu reconhecimento e trato nos espaços educativos revelam uma capacidade rizomática ímpar, com soluções profícuas até mesmo nas situações mais estreitas e críticas. Essa conjuntura apertada, não impediu sua expansão, sua presença na educação básica, reverberando inclusive na formação acadêmica. De fato, são os profissionais circenses em todas as origens e espaços que ocupam, que possibilitam uma vibrante e prometedora presença do circo no âmbito educativo. No entanto, a interação das políticas educacionais com o circo revela-se incipiente, insuficiente e, por vezes, contraditória.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Luiz Guilherme Veiga. Ritual, risco e arte circense. Brasília: UNB, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BARRAGÁN, Teresa Ontañón. Atividades circenses na educação física escolar. Doutorado em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2016.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Ed. UNESP, 2003.
BOLOGNESI, Mário Fernando. O circo e a formação em artes cênicas. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; ONTA
BORTOLETO, M. A. C. The circus on the periphery of the brazilian university. In: SESC - São Paulo. (Org.). CircoS Festival Internacional Sesc de Circo. 1ed. São Paulo: SESC, 2015, v. 1, p. 24-31.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; ONTA
CASTRO, Alice Viveiros. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro, Editora Família Bastos/Petrobrás, 2005.
COSTA, Eliene Benício Amâncio. Saltimbancos urbanos: a influência do circo na renovação do teatro brasileiro nas décadas de 80 e 90. Tese (Doutorado em Artes)
DAL GALLO, Fabio. A renovação do circo e o circo social. In: Repertório: Teatro & Dança, Ano 13, n. 15, 2010.
DOS SANTOS, Claudio Alberto. Fascínio Circense: arte e pedagogia na Escola Nacional de Circo. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Rona, 2017. v. 1. 296p .
DUPRAT, R. M.; BORTOLETO, M. A. C. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, p. 171-189, 2007.
DUPRAT, Rodrigo Mallet. Formação superior em Artes do Circo: uma proposta. Doutorado em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2014.
FERNANDES, Jéssica Adriana Montanini, RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira, BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Lazer e Espaços Públicos: O Circo como Opção. Belo Horizonte, LICERE, UFMG, n.19, v. 3, 2016 pp. 165-184.
FOSTER, G. M. Traditional cultures and the impact of technological change. New York: Harper & Row, 1973.
FRATELLINI, Annie. O Picadeiro é a liberdade. In: O Correio da UNESCO. Revista mensal. Rio de Janeiro, ano 16, nr. 3, março/1988, p. 27.
HOTIER, H. (org.). La fonction éducative du cirque. Paris: L
JANNUZZELLI, Fernanda Duarte. Circo-teatro através dos tempos: cena e atuação no Pavilhão Arethuzza e no Circo de Teatro Tubinho. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes, Unicamp, 2015.
LEITE, Amanda Dias - Aspectos do processo de abertura à participação feminina na palhaçaria brasileira: especificidades da produção carioca nas décadas 1980 e 1990. Dissertação Mestrado em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, 2015.
LEHN, Donald. La formación artística en circo: estrategias de la Federación Européa de Escuelas de Circo Profesionales (FEDEC). In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; ONTA
MAGRO, Alberto. In: Circo é... Circo. SESC-SP: CircoS-Festival Internacional Sesc de Circo. Documentário dirigido por Daniela Cucchiarelli, 2016.
MATHEUS, Rodrigo C. - As produções circenses dos aprendizes das Escolas de Circo de São Paulo, na década de 1980 e a constituição Do Circo Mínimo. São Paulo: Universidade Estadual Paulista
MENDON
MIRANDA, André. Circo brasileiro se renova pelo trabalho das escolas e busca novos modelos. O Globo, 17/01/2017. Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/circo-brasileiro-se-renova-pelo-trabalho-das-escolas-busca-novos-modelos-20782998
MIRANDA, Rita Cássia Fernandes; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho.
MIRANDA, Rita de Cassai Fernandes. Do tecido à lona: as práticas circenses no "tear" da formação inicial em educação física. Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2014.
ONTA
ONTA
JACOB, Pascal. Une histoire du Cirque. Edições Seuil - BnF, Paris, 2016.
ROCHA, Gilmar. O circo no Brasil - estado da arte. BIB. In: Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 70, p. 51-70, 2010.
SILVA, Erminia. Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Editora Altana, 2007.
SILVA, Erminia. Respeitável público...o circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.
SILVA, Erminia. O novo está em outro lugar. In: Palco Giratório, 2011: Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas. Rio de Janeiro; SESC, Departamento Nacional, 2011, pp. 12-21, 108p.
SILVA, Erminia. Family-Circus, Theater-Circus: It Is Theatrer in the Circus (Circo-família, Circo-teatro: é teatro no circo). In: BUENO, Eva. P; CAMARGO, Robson Corrêa Camargo (org.) Ometeca: ciencia y humanidades.Vol. 19/20 (2014-15): Brazilian Theater. Ometeca Institute, 2015, pp. 171-189.
SILVA, Erminia; NUNES, Marcia. Revista DUX 10 anos (Circo DUX). Rio de Janeiro: Editor Circo Dux, 2015.
SILVA, Erminia
TOURINHO, Carlos Diógenes Côrtes. A consciência e o mundo na fenomenologia de Husserl: influxos e impactos sobre as ciências humanas. In: Estudos e Pesquisas m Psicologia, vol. 13, n. 2, 2012, p. 852-866.
TUCUNDUVA, Bruno Barth Pinto. O ensino das atividades circenses na formação inicial em Educação Física. Doutorado em Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, 2015.
WALLON, E. (Org.). O circo no risco da arte. (Título original
YOSHIMURA, Fernando Eidi. Mapa das atividades circenses em Ribeirão Preto: uma visão dos instrutores do circo. Dissertação de Mestrado em Educação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, USP-RP, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).