TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: universidade e escola aliadas na formação do professor

Autores

  • Ricardo Carvalho de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-03

Resumo

Esse artigo é fruto de uma parceria entre a área de Teatro, pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFMG, junto da Escola Municipal Aurélio Pires. Desse modo apresento e discuto como a área se estabeleceu no referido programa, abordo como tem sido o trabalho de coordenação junto à supervisora da escola e trago uma experiência de ensino em teatro conduzida por uma bolsista-licencianda do curso de graduação em Teatro da UFMG. Finalizo discutindo a importância da parceria entre universidade e escola para a formação do professor da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do curso de graduação em Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.

CABRAL, Beatriz; Heloise Baurich Vidor. MACBETH EM DRAMA: entre a performance e a representação. In: SILVEIRA, Fabiane Tejada da; FERREIRA, Taís; LEITE, Vanessa Caldeira (orgas.). Conversações sobre Teatro e Educação. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013. p. 17

CORREA, Priscila da Silva. Experiências de formação docente no Subprojeto PIBID Teatro da UFRGS. In: SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos (orga.). Iniciação à docência em Teatro: ações, relações e reflexões. São Leopoldo: Oikos, 2012. p. 17

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de (org.). PIBID Faz Teatro: o ensino de teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Belo Horizonte/PIBID/FaE/UFMG, 2013.

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. Percursos de aprendizagem da docência em teatro a partir do próprio ato docente. 2014. 216p. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

LUPPI, Rayza. Os três encontros: a professora, as turmas, os processos. In: FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de (org.). PIBID Faz Teatro: o ensino de teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Belo Horizonte/PIBID/FaE/UFMG, 2013b, p. 60

GAMA, Joaquim. Acerca do teatro e dos festivais estudantis. In: URDIMENTO

PELUCI, Mônica. Semana de Artes da EMAP. In: FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de (org.). PIBID Faz Teatro: o ensino de teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Belo Horizonte/PIBID/FaE/UFMG, 2013b, p. 37

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Ações, relações e reflexões a partir da experiência do PIBID Teatro da UFRGS. In: SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos (orga.). Iniciação à docência em Teatro: ações, relações e reflexões. São Leopoldo: Oikos, 2012. p. 09

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

Figueiredo, R. C. de. (2015). TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: universidade e escola aliadas na formação do professor. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-03

Edição

Seção

Teatro e Escola: ações e reflexões