TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: universidade e escola aliadas na formação do professor
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-03Resumen
Esse artigo é fruto de uma parceria entre a área de Teatro, pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFMG, junto da Escola Municipal Aurélio Pires. Desse modo apresento e discuto como a área se estabeleceu no referido programa, abordo como tem sido o trabalho de coordenação junto à supervisora da escola e trago uma experiência de ensino em teatro conduzida por uma bolsista-licencianda do curso de graduação em Teatro da UFMG. Finalizo discutindo a importância da parceria entre universidade e escola para a formação do professor da educação básica.
Descargas
Citas
ANDRADE, Carlos Drummond. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984.
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.
CABRAL, Beatriz; Heloise Baurich Vidor. MACBETH EM DRAMA: entre a performance e a representação. In: SILVEIRA, Fabiane Tejada da; FERREIRA, Taís; LEITE, Vanessa Caldeira (orgas.). Conversações sobre Teatro e Educação. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013. p. 17
CORREA, Priscila da Silva. Experiências de formação docente no Subprojeto PIBID Teatro da UFRGS. In: SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos (orga.). Iniciação à docência em Teatro: ações, relações e reflexões. São Leopoldo: Oikos, 2012. p. 17
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de (org.). PIBID Faz Teatro: o ensino de teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Belo Horizonte/PIBID/FaE/UFMG, 2013.
FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. Percursos de aprendizagem da docência em teatro a partir do próprio ato docente. 2014. 216p. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
LUPPI, Rayza. Os três encontros: a professora, as turmas, os processos. In: FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de (org.). PIBID Faz Teatro: o ensino de teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Belo Horizonte/PIBID/FaE/UFMG, 2013b, p. 60
GAMA, Joaquim. Acerca do teatro e dos festivais estudantis. In: URDIMENTO
PELUCI, Mônica. Semana de Artes da EMAP. In: FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de (org.). PIBID Faz Teatro: o ensino de teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Belo Horizonte/PIBID/FaE/UFMG, 2013b, p. 37
SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Ações, relações e reflexões a partir da experiência do PIBID Teatro da UFRGS. In: SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos (orga.). Iniciação à docência em Teatro: ações, relações e reflexões. São Leopoldo: Oikos, 2012. p. 09
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).