TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: universidade e escola aliadas na formação do professor

Autores/as

  • Ricardo Carvalho de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-03

Resumen

Esse artigo é fruto de uma parceria entre a área de Teatro, pertencente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFMG, junto da Escola Municipal Aurélio Pires. Desse modo apresento e discuto como a área se estabeleceu no referido programa, abordo como tem sido o trabalho de coordenação junto à supervisora da escola e trago uma experiência de ensino em teatro conduzida por uma bolsista-licencianda do curso de graduação em Teatro da UFMG. Finalizo discutindo a importância da parceria entre universidade e escola para a formação do professor da educação básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Carvalho de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do curso de graduação em Teatro da Universidade Federal de Minas Gerais

Citas

ANDRADE, Carlos Drummond. Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984.

CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec: Edições Mandacaru, 2006.

CABRAL, Beatriz; Heloise Baurich Vidor. MACBETH EM DRAMA: entre a performance e a representação. In: SILVEIRA, Fabiane Tejada da; FERREIRA, Taís; LEITE, Vanessa Caldeira (orgas.). Conversações sobre Teatro e Educação. Porto Alegre: Observatório Gráfico, 2013. p. 17

CORREA, Priscila da Silva. Experiências de formação docente no Subprojeto PIBID Teatro da UFRGS. In: SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos (orga.). Iniciação à docência em Teatro: ações, relações e reflexões. São Leopoldo: Oikos, 2012. p. 17

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de (org.). PIBID Faz Teatro: o ensino de teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Belo Horizonte/PIBID/FaE/UFMG, 2013.

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. Percursos de aprendizagem da docência em teatro a partir do próprio ato docente. 2014. 216p. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

LUPPI, Rayza. Os três encontros: a professora, as turmas, os processos. In: FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de (org.). PIBID Faz Teatro: o ensino de teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Belo Horizonte/PIBID/FaE/UFMG, 2013b, p. 60

GAMA, Joaquim. Acerca do teatro e dos festivais estudantis. In: URDIMENTO

PELUCI, Mônica. Semana de Artes da EMAP. In: FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de (org.). PIBID Faz Teatro: o ensino de teatro na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Belo Horizonte/PIBID/FaE/UFMG, 2013b, p. 37

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Ações, relações e reflexões a partir da experiência do PIBID Teatro da UFRGS. In: SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos (orga.). Iniciação à docência em Teatro: ações, relações e reflexões. São Leopoldo: Oikos, 2012. p. 09

Publicado

2015-08-26

Cómo citar

Figueiredo, R. C. de. (2015). TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: universidade e escola aliadas na formação do professor. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 2(1). https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-03

Número

Sección

Teatro e Escola: ações e reflexões