MÊS DE COLETA DE SANGUE, ORDEM E ESTÁDIO DE LACTAÇÃO E HORMÔNIOS TIREOIDIANOS EM VACAS GUZERÁ

Autores

  • Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento M R B M Nascimento Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária
  • Ednaldo Carvalho E C G Guimarães Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia
  • Vitória Maria V M S Simioni Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária
  • Andressa Alves A A S Storti Mestre em Ciências Veterinárias

DOI:

https://doi.org/10.14393/VTv21n1a2015.23288

Palavras-chave:

bovinos leiteiros, tiroxina, triiodotironina, zebú

Resumo

Investigaram-se os efeitos do mês de coleta do sangue, ordem e estádio de lactação sobre os valores de tiroxina (T4) e 3, 5, 3' triiodotironina (T3) de 31 vacas da raça Guzerá em Uberlândia, MG, Brasil. As dosagens hormonais, pelo método fluorométrico imunoenzimático, foram efetuadas a partir de amostras sanguíneas colhidas mensalmente durante onze meses. Vacas no início de lactação apresentaram valores séricos de T4 menores que as não lactantes e aquelas nos terços médio e final de lactação. O mês de coleta do sangue influenciou os valores séricos de T4, sendo maiores em abril e menores em julho. Em animais de 1ª a 6ª ordem de lactação os valores séricos de T3 não variaram em função do estádio de lactação, enquanto que nas 7ª e 8ª ordens de lactação foram maiores quando no terço final da lactação e, menores, quando não lactantes e, naquelas no terço inicial da lactação. Em vacas não lactantes e naquelas nos terços inicial e médio da lactação, março foi o que apresentou valores de T3 maiores. Vacas não lactantes apresentaram valores séricos de T3 menores em janeiro e de abril a dezembro. Vacas no terço inicial da lactação apresentaram valores séricos de T3 menores em janeiro, abril, junho, e de agosto a dezembro. Vacas no terço médio da lactação apresentaram valores de T3 menores em junho, outubro e dezembro. A menor concentração de T4 ocorre em vacas no terço inicial de lactação. A ordem de lactação não influencia os valores de T4 e de T3. O mês de coleta influenciam os valores de T4 e para T3 o efeito do mês de coleta é dependente do estádio de lactação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento M R B M Nascimento, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária

Faculdade de Medicina Veterinária Doutorado em Zootecnia pela FMVZ, Jaboticabal, SP.

Ednaldo Carvalho E C G Guimarães, Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia

Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1990), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1999).

Vitória Maria V M S Simioni, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina Veterinária

Médica Veterinária, doutora em Zootecnia pela UNESP.

Andressa Alves A A S Storti, Mestre em Ciências Veterinárias

Médica Veterinária, mestre em Ciências Vetrinárias

Publicado

2015-05-18

Como Citar

Nascimento, Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento M R B M, Ednaldo Carvalho E C G Guimarães, Vitória Maria V M S Simioni, e Andressa Alves A A S Storti. 2015. “MÊS DE COLETA DE SANGUE, ORDEM E ESTÁDIO DE LACTAÇÃO E HORMÔNIOS TIREOIDIANOS EM VACAS GUZERÁ”. Veterinária Notícias - Veterinary News 21 (1). Uberlândia, Brazil. https://doi.org/10.14393/VTv21n1a2015.23288.