O COMPLEXO TENÃASE-CISTICERCOSE: INDICADORES DE FATORES DE RISCO EM PROPRIEDADES RURAIS COM A CRIAÇÃO ARTESANAL DE SUÃNOS EM UBERLÂNDIA-MG

Authors

  • Ludimila de Souza Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade Federal de Uberlândia
  • Laerte Pereira de Almeida Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade Federal de Uberlândia
  • Kênia de Fátima Carrijo Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

Taenia solium. Cisticercose. Teníase. Suíno. Saúde Pública

Abstract

A cisticercose é uma zoonose endêmica em muitos países em desenvolvimento, principalmente na zona rural tornando-a um atual problema de Saúde Pública. Este estudo objetivou avaliar fatores de risco para o complexo teníase-cisticercose em 64 propriedades rurais em Uberlândia-MG, através de um questionário epidemiológico pré-estruturado. Processaram-se os dados através do software EpiInfo 6.04 e posteriormente aplicaram-se os testes do Qui-Quadrado e do Coeficiente de Contingência C. Com relação ao perfil dos moradores das propriedades rurais, 76,6% pertenciam ao gênero masculino, na faixa etária predominante de 41 a 60 anos (57,8%) e escolaridade de 1 a 4 anos (53,3%). Das 64 propriedades estudadas, eram criados suínos em 47 delas (73,4%) e em 20 (42,5%) eram criados de 5 a 8 animais, sobretudo em "chiqueiro" (91,5%). Ao se proceder o reconhecimento de cisticercos em cortes de carne, 56,2% dos entrevistados identificaram o parasito e 44,4% destes atribuíram que a presença do cisticerco nos suínos ocorre devido aos animais terem "passado sede". Foi permitido relacionar a idade dos moradores com o reconhecimento do cisticerco, sendo possível que essa associação esteja mais relacionada à experiência do que à escolaridade. Apesar da maioria dos suínos serem criados em instalações cercadas, a presença de fatores de risco para essa zoonose, tais como a alta frequência de abate e o consumo de carne suína sem inspeção sanitária, aliada à incapacidade de reconhecimento de cisticercos e sua forma de transmissão, são preocupantes, pelo aumento da probabilidade de manutenção do complexo teníase-cisticercose e ocorrência da neurocisticercose e suas graves consequências entre os moradores das propriedades pesquisadas.

Author Biography

  • Kênia de Fátima Carrijo, Universidade Federal de Uberlândia
    Professora Adjunta da Faculdade de Medicina Veterinária na área de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal

Published

2013-07-15

How to Cite

“O COMPLEXO TENÍASE-CISTICERCOSE: INDICADORES DE FATORES DE RISCO EM PROPRIEDADES RURAIS COM A CRIAÇÃO ARTESANAL DE SUÍNOS EM UBERLÂNDIA-MG”. 2013. Veterinária Notícias 19 (1). https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/21680.

Similar Articles

1-10 of 65

You may also start an advanced similarity search for this article.