AVALIAÇÃO CLÃ?NICA DA BLEFAROPLASTIA EM COELHOS COM CARTILAGEM AURICULAR ALÓGENA CONSERVADA EM SOLUÇÃO SATURADA DE SAL (NaCl)

Authors

  • BAUNGARTEN, L.B. FAMEV - UFU
  • FREITAS, P.M.C. CCA - UFES
  • SALGADO, A.E.P. CCA - UFES
  • EURIDES, D. FAMEV - UFU
  • CAMILLI, R.A. FAMEV - UFU
  • SILVA, G.M. AUTONOMA
  • DALECK, C.R. UNESP - Jaboticabal - SP
  • SILVA, L.A.F. UFG - Goiânia.GO

Keywords:

Cartilagem auricular, blefaroplastia, enxerto, pálpebras, coelho.

Abstract

Objetivou-se com este estudo avaliar clinicamente a reconstrução da pálpebra inferior em coelhos, com cartilagem auricular alógena conservada em solução saturada de sal (1,5g de sal comercial para 1 ml de água destilada). Doze coelhos, adultos, machos e fêmeas receberam acepromazina (0,5 mg/kg) intramuscular (IM) e anestesia com tiletamina e zolazepam (7,0 mg/kg/ IM), após removeu-se um retalho de 1,0 x 0,5 cm das pálpebras inferiores esquerda e direita. Posteriormente a pálpebra esquerda foi reparada pela técnica de blefaroplastia em H (grupo GC) e a pálpebra direita por um retalho de cartilagem auricular associado à blefaroplastia em H (grupo GE). Realizou-se avaliação clínica das pálpebras aos sete, 15 e 30 dias de pós-operatório (PO). Aos sete dias de PO, as feridas cirúrgicas dos grupos GE e GC apresentavam hiperemia e mínima produção de secreção serosa, no grupo GC notou-se sinais de retração cutânea. Aos 15 dias de PO, observou-se que as feridas do grupo GE estavam cicatrizadas. No grupo GC verificou-se deiscência da sutura com aparente retração cicatricial em 30% dos animais. Aos 30 dias de PO, ambas as feridas cirúrgicas dos grupos GE e GC apresentavam-se cicatrizadas, entretanto em 30% dos animais do grupo GC, observou-se que as bordas das feridas reparadas não estavam coaptadas. Em todos os animais, ocorreu crescimento de pêlos na região onde foi realizado o procedimento cirúrgico. Não foi notada em nenhum animal lesão corneana após o reparo cirúrgico. O enxerto com cartilagem auricular proporcionou boa integração tecidual, possibilitando excelente reparo anatômico à pálpebra.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2008-02-12

How to Cite

L.B., BAUNGARTEN, FREITAS, P.M.C., SALGADO, A.E.P., EURIDES, D., CAMILLI, R.A., SILVA, G.M., DALECK, C.R., and SILVA, L.A.F. 2008. “AVALIAÇÃO CLÃ?NICA DA BLEFAROPLASTIA EM COELHOS COM CARTILAGEM AURICULAR ALÓGENA CONSERVADA EM SOLUÇÃO SATURADA DE SAL (NaCl)”. Veterinária Notícias 12 (2). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18690.

Issue

Section

Articles