Alterações histopatológicas do tecido prostático de cães não orquiectomizados com diferentes idades

Authors

  • Rodrigo Rezende, R.S. Supranzetti de Rezende
  • Renato Severino, R.S Souto Severino
  • Humberto Coelho, H.E Eustáquio Coelho
  • Pedro Oliveira,P.C.L Carlos Lucas de Oliveira
  • Renato Sampaio, R.L Linhares Sampaio

Keywords:

Clínica, Patologia, Pequenos animais

Abstract

RESUMO A próstata é um conjunto de 30 a 50 glândulas ramificadas, que circunda o colo da bexiga urinária e a uretra pélvica no macho. Consiste de um lobo mediano e dois laterais, envoltos numa cápsula fibrosa contendo fibras musculares lisas. Os cães, assim como os homens são os únicos mamíferos que sofrem naturalmente de processos patológicos na próstata associados com a idade. O presente trabalho teve como objetivo pesquisar as alterações microscópicas da glândula próstata de cães de diferentes idades, não orquiectomizado, mensurando peso, volume e dimensões prostáticas, correlacionando estes achados com o tipo de lesão tecidual, verificando assim se existe ligação entre as diferentes lesões do tecido prostático e a idade. Foram necropsiados 50 cães machos, adultos de diferentes raças e faixas etárias, separados em dois grupos de animais com idade de 1 a 7 anos e com idade superior a 7 anos. Depois de colhidas, as glândulas eram mensuradas, pesadas e avaliadas macroscopicamente quanto à coloração, consistência e aspecto. Após fixação em formol à 10%, realizaram-se cortes transversais, contemplando amostras de seus dois lobos. Em seguida, o material era processado para confecção das laminas seguindo protocolo utilizado pelo laboratório de histopatologia da Universidade de Uberaba. Finalmente avaliou-se a incidência de cada afecção prostática, correlacionando os achados histopatológicos com a idade dos animais. O tratamento estatístico do resultado pautou-se no teste de correlação de Sperman, considerando um nível de significância menor que 5%. O peso e o volume médios das glândulas próstatas normais em cães não orquiectomizados com idade inferior a 7 anos corresponderam a 0,67 g/Kg de p.v e 0,78 cc/Kg de p.v respectivamente. Os diagnósticos histopatológico mais freqüentes no grupo de animais com média de idade entre 1 a 7 anos foram a prostatite focal (19%) e prostatite difusa (15%), já naqueles com idade superior a 7 anos foram encontrados H.P.B (42%), prostatite difusa (18%) e prostatite focal (15%). Apenas 5% das glândulas examinadas em cães com idade superior a 7 anos não foi encontrado alteração histopatológicas, contudo é possível concluir que a idade do cão interfere no surgimento de patologias do tecido prostático de cães não orquiectomizados, principalmente naquelas correlacionadas também com estímulos hormonais androgênicos como a H.P.B. Palavras-Chave: próstata, cão, idade, histopatologia, testosterona

Author Biography

  • Rodrigo Rezende, R.S. Supranzetti de Rezende
    Médico Veterinário, professor de clínica de pequenos animais pela Universidade de Uberaba, graduado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia e mestrando em Ciências Veterinárias pela referida Universidade.

Published

2010-12-07

Issue

Section

Articles

How to Cite

“Alterações histopatológicas Do Tecido prostático De cães não Orquiectomizados Com Diferentes Idades”. 2010. Veterinária Notícias 15 (1). https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18860.

Similar Articles

1-10 of 257

You may also start an advanced similarity search for this article.