Redes, sistemas de transporte e as novas dinâmicas do território no período atual: notas sobre o caso brasileiro
PDF

Como Citar

PEREIRA, M. F. V. Redes, sistemas de transporte e as novas dinâmicas do território no período atual: notas sobre o caso brasileiro. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 21, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9505. Acesso em: 22 nov. 2024.

Resumo

A revolução dos sistemas técnicos e a sua função transformadora do espaço no período atual podem ser plenamente caracterizadas pela presença de diferentes tipos de redes geográficas que dinamizam os sistemas produtivos e redefinem em escala global o uso do território, conferindo novas possibilidades aos fluxos materiais (objetos, mercadorias, pessoas) e imateriais (dados, informação, comunicação) ainda que isto ocorra de forma bastante diferenciada nos lugares. Como os diferentes tipos de redes e de sistemas de transporte não ocorrem de forma homogênea no território e não atendem aos interesses de todos os agentes, as funções de articulação das ações e de otimização do trabalho desempenhadas pelas redes geográficas tornam-se restritas e limitadas, sobretudo para aqueles lugares e ações que aparecem como sendo residuais (sem importância) aos interesses do sistema político-econômico hegemônico. O texto enfatiza justamente este caráter de dualidade das redes (integração/fragmentação), considerações que são feitas a partir da natureza atual dos sistemas de transportes. As lógicas corporativas de instalação e uso das redes no sistema de transporte brasileiro exemplificam este problema e aparecem como ponto de partida para repensarmos novas estratégias políticas para o uso das redes e para a organização do território.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Mirlei F. V. Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...