Redes, sistemas de transporte e as novas dinâmicas do território no período atual: notas sobre o caso brasileiro / Networks, Transportation Systems and the New Dynamics of the Territory in the Current Period: Notes about the Brazilian Case
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PEREIRA, M. F. V. Redes, sistemas de transporte e as novas dinâmicas do território no período atual: notas sobre o caso brasileiro / Networks, Transportation Systems and the New Dynamics of the Territory in the Current Period: Notes about the Brazilian Case. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 21, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9505. Acesso em: 27 nov. 2022.

Abstract

A revolução dos sistemas técnicos e a sua função transformadora do espaço no período atual podem ser plenamente caracterizadas pela presença de diferentes tipos de redes geográficas que dinamizam os sistemas produtivos e redefinem em escala global o uso do território, conferindo novas possibilidades aos fluxos materiais (objetos, mercadorias, pessoas) e imateriais (dados, informação, comunicação) ainda que isto ocorra de forma bastante diferenciada nos lugares. Como os diferentes tipos de redes e de sistemas de transporte não ocorrem de forma homogênea no território e não atendem aos interesses de todos os agentes, as funções de articulação das ações e de otimização do trabalho desempenhadas pelas redes geográficas tornam-se restritas e limitadas, sobretudo para aqueles lugares e ações que aparecem como sendo residuais (sem importância) aos interesses do sistema político-econômico hegemônico. O texto enfatiza justamente este caráter de dualidade das redes (integração/fragmentação), considerações que são feitas a partir da natureza atual dos sistemas de transportes. As lógicas corporativas de instalação e uso das redes no sistema de transporte brasileiro exemplificam este problema e aparecem como ponto de partida para repensarmos novas estratégias políticas para o uso das redes e para a organização do território.
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