A publicidade de medicamentos no Brasil
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Palavras-chave

Marketing
Setor farmacêutico
Companhias Farmacêuticas

Como Citar

STACCIARINI, J. H. S. A publicidade de medicamentos no Brasil. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 36, n. 1, 2024. DOI: 10.14393/SN-v36-2024-72114. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/72114. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Pesquisadores de diversas áreas do conhecimento científico têm se dedicado a investigar as múltiplas características do setor farmacêutico. Com o objetivo de contribuir para esse debate e fornecer subsídios para discussão, este estudo se propôs a analisar a história e o contexto atual da publicidade de medicamentos no Brasil. Através de uma extensa coleta de dados e informações, verificou-se que o setor farmacêutico está entre os maiores investidores em marketing do país. Nos últimos anos, três a quatro companhias farmacêuticas figuraram na lista dos dez maiores anunciantes do Brasil, com algumas ultrapassando o investimento de mais de R$ 1 bilhão em um único ano. Um breve resgate histórico do marketing farmacêutico no país revelou a presença de diversas propagandas enganosas desde o início do século XX. Incluíram casos em que substâncias nocivas, como a cocaína, eram promovidas como remédios para diversos males e medicamentos ineficazes eram apresentados com promessas de cura infundadas para doenças. Atualmente, as publicidades e estratégias de marketing têm se mostrado cada vez mais complexas e sofisticadas. Estudos e patrocínios milionários asseguram a inserção de publicidade em diversas plataformas, especialmente na televisão e na internet. A ascensão de estratégias de marketing digital, impulsionadas por algoritmos aprimorados, redes sociais e influenciadores, junto a campanhas publicitárias potencialmente prejudiciais à saúde pública e coletiva, evidenciam um cenário desafiador.

https://doi.org/10.14393/SN-v36-2024-72114
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