Exportação de carga poluidora para identificação de áreas úmidas sob risco ambiental na bacia hidrográfica da lagoa mirim / Polluting load exportation for identification of humid areas under environmental risk in the river basin of Lagoa Mirim
PDF

Palavras-chave

Bacia Hidrográfica Transfronteiriça
Biodiversidade

Como Citar

STEINKE, V. A.; SAITO, C. H. Exportação de carga poluidora para identificação de áreas úmidas sob risco ambiental na bacia hidrográfica da lagoa mirim / Polluting load exportation for identification of humid areas under environmental risk in the river basin of Lagoa Mirim. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 20, n. 2, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9356. Acesso em: 24 maio. 2022.

Resumo

Para compreender bacias hidrográficas, é necessário que todos os elementos da paisagem sejam analisados de maneira transversal, no tempo e no espaço. Esse trabalho teve como objetivo analisar a bacia de contribuição direta da Lagoa Mirim por meio dos tipos de uso da terra e seus impactos nas áreas úmidas nela situadas. Utilizando um Sistema de Informações Geográficas, foram calculados, por meio de dois modelos, o MQUAL e o PLOAD, parâmetros de carga poluidora e identificadas áreas mais ameaçadas por poluição, a partir do tipo de uso da terra. As análises revelaram a necessidade de uma gestão compartilhada da bacia.
PDF

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...