V5 N1 (1o. sem/2024) - DOSSIÊ: POPULAR DESCENTRADO

Dossiê Popular descentrado: olhares e narrativas contemporâneas na História da Arte, curadoria e coleções  

Aquilo que passou a ser reconhecido e nomeado como “arte popular”, como modo de delinear produções específicas, tem sido delineado por eventos, agentes e estratégias diversos. Não raro essa categoria vem associada ou acompanhada de outras terminologias, tais como “naïf”, “primitivo”, “virgem”, “regional”, “local” e “periférico”. Muitas dessas produções foram historicamente cristalizadas por agentes enunciadores localizados no colecionismo, na crítica de arte, na história da arte e na curadoria que, ao categorizá-los dessa forma, atribuíam a esses objetos especificidades e singularidades imaginadas, supostamente relacionadas a sua origem, aos seus produtores e respectivos contextos. Geralmente, esses valores são marcados por representações de temporalidade e espacialidade que denotam distância, tanto temporal quanto geográfica, expressos em termos associados à “tradição” e à “autenticidade”. Ainda, mobilizam marcações raciais, de classe, gênero, geográficas, entre outras, muitas vezes de efeito intencionalmente arcaizante.

 

A intenção dessa chamada para o dossiê Popular descentrado: olhares e narrativas contemporâneas da história da arte, da curadoria e das coleções é refletir sobre como noções relacionadas ao “popular” têm sido tensionadas, reconfiguradas e dobradas em novas nuances por agentes, instituições e circuitos da arte contemporânea, impactando e remodelando olhares referentes às perspectivas da história da arte, da curadoria e dos processos museológicos. Ora questionando e descentrando, ora celebrando e reafirmando – enquanto posicionamento político que eventualmente não escapa do risco da condescendência e do voluntarismo –, essas iniciativas resultam em novas disputas, problemas e homogeneidades que nos interessa discutir. Pretendemos um debate não no campo da ontologia, mas referente aos modos de olhar que, modelados culturalmente, socialmente e historicamente, dizem respeito sobretudo aos interesses e valores de agentes e instituições que colecionam, exibem e narram.

 

Aqui, convidamos pesquisas que se interessam por: curadorias e exposições que exploram trânsitos entre “arte contemporânea” e “arte popular”; instituições e agentes que pesquisam acervos e coleções a princípio classificados como “arte popular” e que propõe novos olhares e narrativas para esses objetos e seus produtores; pesquisas nos campos da história da arte, da história da cultura e da teoria da arte cujas abordagens oferecem novos modos de compreender o trânsito do “popular” – enquanto lugares, agentes e saberes –, nos processos de criação de artistas no contemporâneo.

As colaborações devem ter de 25.000 a 35.000 caracteres e serem submetidas no sistema até dia 30 de JUNHO de 2023. O  template e as orientações para autores se encontram no website da revista Estado da Arte. http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/index

Prazo de submissão: 30 de junho de 2023.

Organizadores: Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (UnB); Pedro Ernesto Freitas Lima (Unespar).

Contato: revistaestadodaarte20@gmail.com