O corpo da cor
Éliane Chiron, «Loisirs de la vie moderne», colagem de imagens digitais, impressão jato de tinta sobre papel  (53x40 cm), 2015.
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Palavras-chave

arte contemporânea
pintura
cor

Como Citar

Giannotti, M. (2024). O corpo da cor. Revista Estado Da Arte, 4(2). https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-73352
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Resumo

O artigo “O Corpo da Cor” apresentado pelo pesquisador Marco Gianotti, faz um recorte sobre as cores químicas na arte contemporânea. O desenvolvimento do texto é permeado por diversos apontamentos teóricos, associados e exemplificados por meio de obras de arte de alguns artistas situados em tempos e espaços distintos. Ao final, o autor nos encaminha seu ponto de vista, afirmando que embora frequentemente tenha-se chegado a um limite, onde a cor efetivamente parece se diluir no espaço como um raio de luz, é inegável que esta nova concepção cromática está relacionada com uma mudança de atitude do artista contemporâneo diante da obra de arte. A utilização da cor neste caso não se resume a pesquisas sobre a harmonia cromática. Através da cor temos a constituição de um novo objeto plástico, uma vez que as cores têm uma presença objetiva e fundante na obra de arte contemporânea. Assim, a relação entre a obra e o observador se transforma por completo. O espaço não é mais concebido como um espaço ideal, a priori, uma forma pura da intuição a ser preenchida, mas como algo que deve ser concebido como um processo, um espaço aberto a novas experimentações.

https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-73352
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Referências

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